Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Desafios para o Envelhecimento - 1 e 11 de novembro

Screenshot_20211012_123417.jpg


A partir de 1 de outubro, dia em que se assinala o Dia Mundial do Idoso, estão abertas as inscrições para o Aging Challenges – Innovation Think Thank, um programa de certificação internacional que promove o debate sobre várias questões relativas ao setor da saúde, através da metodologia de estímulo ao pensamento crítico e inovador.

A Universidade de Évora e o Hospital do Espírito de Santo de Évora EPE (HESE EPE) são parceiros deste programa, que pretende reunir um painel de participantes, nacionais e internacionais, interdisciplinar, dirigido a investigadores, membros do corpo docente universitário, consultores, profissionais da área da saúde, estudantes e comunidade. O ITT irá decorrer entre os dias 1 e 11 de novembro de 2021, em Évora.

O Alentejo é a região mais envelhecida de Portugal, com 25,6% da população com mais de 65 anos, por isso, através de debates e palestras, pretende-se estimular soluções para os seus principais desafios médicos, socio económicos, demográficos, etc. Ao longo deste programa, os participantes terão a oportunidade de adquirir abordagens de co-implementação, trabalhando nos desafios mais significativos dos sistemas de saúde com foco na região.

No âmbito deste programa, Ivan França, Country Head da Siemens Healthineers em Portugal, afirma que “enquanto empresa, pretendemos fomentar a inovação e a investigação e trazer o ADN de inovação da Siemens Healthineers para Portugal, começando em Évora. A implementação do Innovation Think Tank é uma iniciativa internacional, cientificamente validada, que nos permite agir localmente e pensar globalmente”.

Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração do HESE EPE, realça também que “este innovation think tank constitui uma nova forma de reflexão e criação de ideias, reunindo especialistas de várias áreas científicas, clínicas e empresariais, de nível nacional e internacional, em torno de uma questão crucial que requer uma reflexão intelectual, inovadora e criativa, principalmente no contexto do Alentejo caracterizado por uma população particularmente envelhecida. Reunir os nossos profissionais de saúde e investigadores para refletir sobre a adequação da atividade assistencial atual e futura às necessidades das pessoas, e em particular das pessoas com idades mais avançadas, é um objetivo importante para o HESE assim como perceber o seu impacto no aumento da esperança de vida e da esperança de vida saudável, com melhoria da autonomia, independência e qualidade de vida são vertentes desta temática, que só se solucionam de forma multidisciplinar. Será certamente uma semana de reflexão que irá abrir novos caminhos para todos”. Lino Patrício, Diretor Centro de Responsabilidade Integrada Cérebro-cardiovascular do Alentejo, do HESE EPE, acredita que este Innovation Think Tank “vai promover inovação para os cuidados de saúde, que permitirá aos participantes, jovens e idosos, envolverem-se em projetos interdisciplinares que terão impacto no futuro da nossa região e a nível global”.

Esta iniciativa funcionará em formato híbrido com participações presenciais ou por vídeo conferência. A Reitora da Universidade, Ana Costa Freitas, salienta que “esta iniciativa é de importância extrema para a nossa região e para os nossos estudantes. Aliar o know-how da Siemens Healthineers, com o nosso lado académico e ainda com o lado clínico, através do Hospital de Évora, resulta numa combinação perfeita que será benéfica para todos os participantes. Nós, Universidade de Évora e os nossos estudantes e investigadores, estamos bastante entusiasmados”.

Se tem interesse em inovação em saúde e gostava de aprender a metedologia do ITT, candidate-se AQUI

Mais informações em: innovation-think-tank | certification-programs