Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
10.º aniversário da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados comemorou-se em Évora
​No âmbito das Comemorações do 10.º aniversário da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), realizou-se nos dias 6 e 7 de junho, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, o Encontro Nacional, que contou com uma forte adesão e interesse,  o que se comprovou pelos mais de 600 participantes.
 
A sessão de abertura, contou com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, com o Secretário de Estado Ajunto e da Saúde, Fernando Araújo, com a Reitora da Universidade de Évora, Ana Freitas, com o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e com o representante do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Jorge Rosa.
Dada a importância e a necessidade da existência de respostas articuladas para a prestação de cuidados continuados integrados, tornou-se premente promover um espaço para reflexão do que é, e do que se pretende com a prestação destes cuidados. Assim, durante estes dois dias foram amplamente discutidos e partilhados saberes, experiências e lançados desafios para que se continuem a promover as boas práticas e a prestação de cuidados de qualidade.
 
No decurso dos trabalhos realça-se a forte participação nas sessões paralelas de boas práticas desenvolvidas em todo o país, na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Neste âmbito, podesse  ainda disfrutar da exposição de 31 pósteres que os profissionais partilharam como forma de evidenciar o trabalho por eles desenvolvidos.
 
 
A sessão de encerramento realizou-se no dia 7 de junho, com as palavras de motivação, incentivo e agradecimento do Coordenador Nacional para a reforma do SNS na área dos Cuidados Continuados Integrados, Manuel José Lopes e com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, antecedida pela homenagem à  Coordenadora da antiga Unidade de Missão dos Cuidados Continuados Integrados, Inês Guerreiro, congratulada com a medalha de mérito de grau ouro, entregue pelo Ministro da Saúde.
 
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados foi criada através do Decreto-Lei n.º 101/2006, de 6 de junho, tendo como meta a instauração de políticas de saúde e de políticas de segurança social, que permitam desenvolver ações mais próximas das pessoas em situação de dependência, independentemente da idade, investir no desenvolvimento de cuidados de longa duração, promovendo a distribuição equitativa das respostas a nível territorial, qualificar e humanizar a prestação de cuidados, potenciar os recursos locais, criando serviços comunitários de proximidade, e ajustar ou criar respostas adequadas à diversidade que caracteriza o envelhecimento individual e as alterações de funcionalidade.
 
É neste contexto que, 10 anos após a criação da RNCCI, tornou-se necessária a reavaliação da Rede com o objetivo de promover a sua expansão e melhoria, nomeadamente na área dos cuidados continuados integrados de saúde mental, articulando-a com outros serviços de apoio às pessoas em situação de dependência, e prosseguir com o investimento nesta Rede que representa uma reforma fundamental do Serviço Nacional de Saúde assim como do sistema de solidariedade e segurança social.