Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
14 novembro - Dia Mundial da Diabetes

Comemora-se no próximo dia 14 de novembro o Dia Mundial da Diabetes, o tema para 2018 e 2019 é a Diabetes e a Família.


A comemoração deste dia, tem como símbolo o círculo azul, que significa a união dos povos em torno da diabetes e tem a cor da bandeira das Nações Unidas e do céu. As ações desenvolvidas neste dia, por todo o mundo, têm como objetivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação social para a diabetes, através da realização de eventos, programas de televisão e de rádio, atividades desportivas e iluminação de monumentos a azul.

A IDF – International Diabetes Federation, estima que existam 425 milhões de pessoas a viver com diabetes e que cerca de metade desconhece esse diagnóstico, sendo maioritariamente casos de diabetes tipo II.

A DIABETES é um problema de saúde a nível familiar em Portugal e em todo o mundo.

Torna-se importante avaliar o impacto que a Diabetes tem nas Famílias, como importante é o papel das famílias no cuidado, prevenção e educação dos diabéticos.
Em muitos países o custo do tratamento do diabético é incomportável para a maioria das famílias.
Só 25% das famílias têm acesso a programas de educação relativa a diabetes, tornando-se demais importante ensino sobre auto controlo e correto tratamento a custos comportáveis de modo a diminuir o impacto emocional desta doença com consequente resultado negativo na qualidade de vida.
“Vamos cuidar dos Diabéticos e de suas Famílias”
“Vamos fortalecer os diagnósticos e tratamentos adequados”