Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
2ª fase do Projeto "Conhecer & Prevenir o VIH/SIDA na Universidade de Évora"

Projeto "Conhecer & Prevenir o VIH/Sida"

Iniciou-se no passado dia 11 de março a 2ª fase das intervenções planeadas no âmbito do Projeto "Conhecer & Prevenir o VIH/SIDA na Universidade de Évora" que é dirigido a toda a comunidade académica e tem como finalidade principal promover conhecimentos e comportamentos preventivos face à infeção pelo VIH/SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST), junto daquela comunidade.

A 2ª fase visa dar continuidade às intervenções anteriormente levadas a cabo e expandir para locais onde anteriormente não foi possível chegar, tais como o Colégio Mateus d'Aranda e o Palácio do Vimioso. As intervenções, tais como na 1ª fase, caracterizam-se por 2 momentos complementares, que decorrem ao longo de um dia: visionamento de um documentário/filme seguido de debate aberto (manhã) e promoção do Aconselhamento e Teste com actividades de prevenção e dinamização de jogos temáticos (tarde). Esta 2ª fase irá decorrer até final de maio. Ver programa

No próximo dia 20 de março irá realizar-me mais uma intervenção, que terá lugar na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, em Évora, e contará com a participação do Coordenador Regional do Programa para a Prevenção e Controlo da Infeção VIH/SIDA, Dr. Telo Faria. Às 11 horas irá decorrer no anfiteatro daquela escola o visionamento de um documentário sobre o tema, designado "Alexandra - Viver com VIH" (a realidade de uma jovem alentejana de 19 anos que vive com a infeção), que será seguido de debate aberto com os participantes. Ver cartaz
No período da tarde, irão decorrer as restantes actividades, nomeadamente a dinamização de jogos (ex: jogo "DesoxSida a Dúvida" construído no âmbito do projeto) e a promoção do Aconselhamento e Teste com recurso à unidade móvel do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central.

O projecto “Conhecer & Prevenir o VIH/SIDA na Universidade de Évora”, no qual participa o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH/SIDA (CAD) de Évora e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, utiliza a educação pelos pares como metodologia de intervenção em educação para a saúde. Através da adesão voluntária de estudantes (pares) que recebem formação nos principais domínios do projeto, planeiam-se intervenções de proximidade em que estes disseminam a informação a toda a comunidade académica. No que respeita à formação dos voluntários, encontra-se em fase de conclusão a formação, devidamente certificada pela ESESJD-UÉ, da 3ª bolsa de voluntários.