Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
7 de Abril – Dia Mundial da Saúde – UCC de Monforte sinaliza data
Comemorou-se no dia 7 de abril o Dia Mundial da Saúde. Sendo uma data assinalada anualmente com uma temática diferente,  o tema este ano recaiu sobre a “Depressão – vamos falar”.
 
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Monforte no âmbito dos Ateliers de Saúde Familiar, antecedeu a data e realizou no passado dia 5 de abril uma ação de sensibilização que decorreu na loja social de Monforte.
 
Além do debate de um caso real de Depressão, mostrando os sinais e sintomas da doença, foi também possível visionar e comentar o filme realizado pela Organização Mundial de Saúde “The black Dog” que ilustra bem o tema em debate.
Findo o debate e o visionamento do filme foi proposto às  participantes a realização de uma atividade relaxante. As participantes tiveram oportunidade de fazer um pouco de jardinagem, plantaram amores-perfeitos num vaso e elaboraram pequenas frases de aconselhamento sobre depressão.
O vaso com as flores e os conselhos estará até à próxima semana no balcão de atendimento da secretaria do Centro de Saúde de Monforte podendo ser visto por todos os utentes que se dirijam ao centro.
 
No dia 6 de abril, nas aulas de Saúde da Universidade Sénior de Monforte e com a colaboração da Dra. Nadir Carita – psicóloga a exercer funções no Centro de Saúde de Elvas que íntegra a URAP (Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados) e na presença de 17 alunos foi possível desmistificar mitos associados a uma doença que pode afetar qualquer pessoa e em qualquer idade. A Dr.ª Nadir realizou  também alguns exercícios de prevenção da depressão, como o treino do pensamento positivo. Foram quase duas horas, em que os alunos participaram ativamente no desenvolvimento da sessão.