Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ARS Alentejo marca presença na Feira de S. João em Évora
Mais uma vez a ARS Alentejo esteve presente nas Festas Populares da cidade de Évora, entre os dias 21 a 30 de junho, sob o tema Cobertura Universal de Saúde.

 
À semelhança dos anos anteriores, o stand da ARS foi dinamizado por equipas de saúde da Região Alentejo.

 
Nomeadamente da equipa do Bloco Operatório e de Ortopedia do HESE, que marcou presença nos dias 21, 23, 28 e 29 de junho.

 
A equipa de enfermagem do Bloco Operatório apresentou o tema: "Literacia para a Segurança Cirúrgica", dirigido a toda a população. A apresentação deste tema teve como apoios a entrega de folhetos informativos e ainda demonstrações de pequenos equipamentos.

 
A participação da equipa de Ortopedia, no dia 28 de junho, decorreu no âmbito do programa da DGS, sobre a prevenção de quedas no idoso, organizando assim um evento formativo que esteve aberto a todos os interessados. Pois a prevenção das quedas no idoso passa pela implementação de medidas importantes que tornam possível a diminuição substancial do risco de quedas e a prevenção das suas potenciais consequências.
Pretendeu-se reforçar o ensino já existente na população sobre o assunto, através da entrega de folhetos e livros, ensino direto e esclarecimento de dúvidas.

 
Sob o tema “40 anos SNS, mais próximo de si”, no dia 22 de junho, foram entregues folhetos e ímans alusivos ao SNS 24, centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde, e da área do cidadão.

 
No dia 24 de junho, foram dados esclarecimentos à população sobre os rastreios em Saúde, que decorrem no Alentejo, nomeadamente do rastreio da Mama, que se destina às mulheres entre os 50 e os 69 anos, este rastreio é realizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, do Rastreio do Cancro do Cólon e Reto que abrange a população de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 50 anos e igual ou inferior a 74 anos, do Rastreio do Cólo do útero dirigido às mulheres dos 25 aos 60 anos, que se realiza na respetiva Unidade de Saúde, por convocatória, do Rastreio de Saúde Visual Infantil que é destinado a todas as crianças com 2 anos, este exame de rastreio utiliza novas tecnologias diagnosticando assim problemas de visão nas crianças e do rastreio da Retinopatia Diabética, que é um problema ocular que afeta indivíduos portadores de diabetes que pode levar a perdas de visão ou mesmo cegueira.
Todos os rastreios pressupõem uma convocatória enviada por carta, pelo que se incentiva a população a comparecer quando é convocada, tornando-se uma mais valia a realização destes rastreios.

 

 
No dia 25 de junho, a Equipa de Coordenação Regional dos Cuidados Continuados Integrados, divulgou a Rede Regional de Cuidados Continuados integrados, distribuindo folhetos à população e projetou vídeo alusivo ao tema.

 
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Almoreg, também esteve presente, no dia 26 de junho, no stand da ARSA, numa campanha de divulgação e sensibilização para a prevenção das doenças cardiovasculares, alimentação saudável e atividade física. 

 
No dia 27 de junho a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, promoveu a vacinação, divulgou a Rede Nacional dos Cuidados Continuados, bem como a promoção das facilidades do acesso às plataformas do SNS, bem como a inscrição de utentes na mesma.
O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção pelo VIH/SIDA de Évora (CAD) marcou presença no dia 30 de junho, com a iniciativa que teve como tema: “Saúde para Todos”, apostando na divulgação do acesso fácil, anónimo e gratuito ao teste do VIH no CAD de Évora.

 
"Candidatura de Évora a Capital Europeia de Cultura" foi o tema escolhido pelo município para a edição de 2019 da Feira de S. João, que decorreu na cidade entre os dias 21 e 30 de junho.