Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ARS Alentejo marca presença em assinatura de protocolos de colaboração - Saúde Oral para Todos

«Saúde Oral Para Todos» foi o mote da cerimónia que decorreu no passado dia 18 de setembro, na Sala Luís Freitas Branco, do Centro Cultural de Belém, Lisboa, que contou com a assinatura de protocolos de colaboração entre 65 municípios e Administrações Regionais e Unidades Locais de Saúde, no âmbito do alargamento do projeto dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários.

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo e a Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, estiveram presentes nesta cerimónia, na qual foi anunciada a nova ambição do Governo na área da Saúde Oral.

O XXI Governo inscreveu como meta, no seu Programa para a Saúde, a criação de, pelo menos, um gabinete de saúde oral por agrupamento de centros de saúde (ACES) até ao final da presente legislatura. As experiências-piloto avançaram em 2016, em 13 centros de saúde, entre os quais Montemor-o-Novo, Portel e Estremoz, do ACES Alentejo Central, da ARS Alentejo e foram sendo replicadas noutras regiões, existindo já 63 gabinetes de saúde oral nos cuidados de saúde primários de norte a sul do País.

Fruto do sucesso das experiências-piloto, e tendo em conta que a saúde oral é essencial para o bem-estar físico, mental e social das populações, o Ministério da Saúde decidiu ir mais longe e renovou a sua ambição, tendo em vista a promoção da equidade e da proximidade e o aumento e a melhoria da cobertura dos cuidados de saúde oral ao nível dos cuidados de saúde primários.
O Ministro da Saúde presidiu à sessão de encerramento do evento, estando a abertura a cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, com o tema «Uma nova ambição para a saúde dos Portugueses». A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, falou sobre o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, cabendo ao Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, abordar «A Medicina Dentária para um Serviço Nacional de Saúde mais próximo».
O evento contou ainda com o painel «Autarcas juntos pela saúde oral dos Portugueses», tendo se seguido a assinatura de protocolos entre as Administrações Regionais de Saúde e as Unidades Locais de Saúde e os municípios, dos quais se destacam do Alentejo, Alandroal, Vendas Novas, Redondo, Elvas, Sousel, Campo Maior e Sines.
 «Portugal no caminho da vanguarda internacional» foi o tema da intervenção de Kathryn Kell, Presidente da Federação Dentária Internacional (FDI – World Dental Federation).

A sessão terminou com um momento lúdico protagonizado pelos alunos da Associação Jardim de Infância Alfredo da Mota.

 
 Programa