Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ARS do Alentejo promove ação com vista à melhoria da ementa escolar no concelho de Évora

Projeto melhoria ementa escolar Évora

O Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS do Alentejo, em conjunto com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora e a Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Évora, está a promover uma ação piloto com vista à melhoria da ementa escolar única do concelho de Évora, de acordo com as mais recentes recomendações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação para as refeições e bufetes escolares.

Esta ação incluirá formações com cozinheiros e colaboradores afetos ao serviço de refeitório e copas em estabelecimentos de educação e ensino de pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Évora, bem como em creches, jardins-de-infância e associações de idosos (IPSS). As formações, a realizar nos dias 15 e 16 de abril, abordarão temas como alimentação saudável, culinária saudável e higiene e segurança alimentar e têm como objetivo dar a conhecer a nova ementa escolar única do concelho de Évora, assim como capacitar os profissionais de cozinha para a confeção de pratos saudáveis, seguros e apelativos para as crianças. Especialmente pare este fim, uma das ocasiões incluirá um workshop de culinária saudável com a colaboração do Chef de cozinha António Nobre onde serão confecionados alguns pratos da nova ementa única. Ainda no âmbito desta ação, foi realizada a 20 de março uma formação sobre alimentação saudável e higiene e segurança alimentar com responsáveis pelo abastecimento alimentar de várias instituições de interesse público, com vista à promoção de escolhas alimentares nutricionalmente adequadas às diversas populações-alvo.

Através desta ação local espera-se que seja possível influenciar positivamente os estabelecimentos de educação e ensino da região de saúde Alentejo, alargando-se a abrangência geográfica da ementa única como forma de promoção da sustentabilidade alimentar e da dieta mediterrânica nas escolas e em instituições de serviço público.