Alentejo tem dos melhores hospitais do país
Numa iniciativa organizada pela empresa multinacional IASIST, denominada "TOP 5'14 - A Excelência dos Hospitais", o Hospital do Espírito Santo de Évora e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano estiveram entre os 5 premiados no TOP 5’14.

A cerimónia que teve lugar no dia 9 de dezembro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, contou com a participação do Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, e visou distinguir os hospitais que apresentam os melhores resultados, de acordo com os critérios de classificação dos Hospitais definidos pela Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS). Depois da nomeação, pela IASIST, de três unidades por grupo foram escolhidos os 5 vencedores, um para cada tipologia de hospitais.

O Hospital do Espirito Santo em Évora venceu na categoria dos hospitais de grande dimensão, nesta categoria estavam também nomeados o Hospital de Braga e o Garcia de Orta.

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano foi a grande vencedora na categoria de Hospitais de Nível “ULS” onde estão também a ULS do Alto Minho, Norte, de Matosinhos, de Castelo Branco e da Guarda, do Norte Alentejano e do Baixo Alentejo.

Foram também vencedores o Centro Hospitalar do Porto, no grupo dos hospitais centrais e no grupo de hospitais pequenos o de Santa Maria Maior.

O estudo, patrocinado pela indústria farmacêutica e apoiado pelo Ministério da Saúde, analisou o desempenho das maiores unidades de saúde do país numa avaliação global e integrada por hospital, não distinguindo serviços ou especialidades. Foram avaliados critérios multidimensionais, tais como a qualidade dos registos clínicos, complexidade, gestão de tempos de internamento, potencial de cirurgia de ambulatório, mortalidade, complicações, reinternamentos e indicadores económico financeiros.

A IASIST, empresa multinacional de origem espanhola, que se dedica a estudos de "benchmarking" para organizações de saúde promoveu assim pela primeira vez em Portugal uma atribuição de prémios aos Hospitais do SNS que mais se distinguiram no ano de 2013.

A este estudo candidataram-se voluntariamente 41 hospitais. Todas as unidades vão receber um relatório detalhado com os pontos fracos e com os aspetos a melhorar.