Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CAD de Évora assinala Dia Internacional do Preservativo e Dia dos Namorados

De forma a sensibilizar a população para a importância da utilização do preservativo na vivência de  um amor mais seguro e na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, foi assinalado no dia 13 de Fevereiro de 2017, pelo Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção pelo VIH/SIDA (CAD) de Évora, Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção pelo VIH/SIDA (CAD) de Évora, o Dia Internacional do Preservativo, com o slogan: “Despe-te de Preconceitos. Usa o preservativo que melhor combina contigo!”.

Em parceria com o Projeto VIH/SIDA – Conhecer e Prevenir o VIH/SIDA na UE, o IPDJ de Évora e a APF Alentejo, realizaram-se um conjunto de atividades dirigidas à população universitária, nomeadamente o esclarecimento de dúvidas na área da saúde sexual e reprodutiva, a disponibilização de aconselhamento psicológico e realização dos testes rápidos do VIH, a distribuição de materiais de informação, educação e prevenção e demonstrações da colocação dos preservativos masculino e feminino.

As iniciativas tiveram lugar durante o período da manhã (das 9h às 12h) na Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus e no período da tarde no Colégio Luís Verney, em Évora.
Criou-se um espaço para exposição dos preconceitos e variáveis que influenciam a não utilização do preservativo nas relações sexuais e depois um espaço dedicado às vantagens da utilização do preservativo, demonstração da correta colocação dos preservativos externo e interno, e através da técnica do CAD de Évora disponibilizou-se a oportunidade dos jovens realizarem o teste rápido do VIH, na unidade móvel do Cuida-te, do IPDJ de Évora.

De uma forma atrativa foram criados e disponibilizados aos estudantes cinco modelos de preservativos, decorados de forma criativa, para poderem ser usados para tirar fotografias, chamando-se a atenção para a necessidade da utilização do preservativo em todas as relações sexuais, como uma forma fácil, prática e eficaz de prevenir as infeções sexualmente transmissíveis, nomeadamente o VIH/SIDA.
 
No dia 14 de Fevereiro, concretizou-se a celebração do Dia dos Namorados, tendo o CAD de Évora, em associação com os mesmos parceiros, realizado a distribuição de postais com o slogan: “Sele o Amor! Preservativo, a Prenda Ideal”, por diversos restaurantes e hotéis da cidade de Évora, que de forma generosa aceitaram este desafio de passar uma mensagem de Amor seguro e de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis.