Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Creativity and Innovation Challenge - nos Comportamentos Aditivos


Integrado no compromisso da Fundação Eugénio de Almeida com o Grupo de Intervenção Regional no Álcool (G.I.R.A.), dinamizado pelo Centro de Respostas Integradas - CRI de Évora, realizou-se no passado dia 14 de maio a 2ª edição do Creativity & Innovation Challenge, em parceria com a Junior Achievement Portugal.
Neste dia, durante 8 horas, 35 alunos do Ensino Secundário da cidade de Évora, divididos em 5 equipas, responderam a um desafio social, tendo para isso o apoio de voluntários mentores.

O C&IC consiste num encontro para a resolução de um problema social proposto (prevenção de consumos de substâncias psicoativas), para o qual, através de processos inovadores e criativos, e com a ajuda de mentores, os jovens desenvolverem soluções.

A metodologia utilizada foi a do business social canvas, através do princípio de “Learning by Doing”.

Com a implementação deste projeto, pretende-se que os alunos desenvolvam competências interpessoais e empreendedoras, espírito de iniciativa, habilidade para trabalhar em equipa, capacidade de resolver problemas e competências ao nível da prevenção de comportamentos aditivos.

Na temática dos CAD, a iniciativa foi coordenada pelo Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, na pessoa do seu Coordenador Paulo Jesus, que apresentou e contextualizou o problema social a ser explorado pelos jovens, nomeadamente as questões relativas ao cumprimento da lei do álcool e o envolvimento e participação dos pais nas dinâmicas preventivas.

Foi vencedor o projeto: "A Vida de um adolescente"
Constituíram o júri, Paulo Resende do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, José Lopes do IEFP, Henrique Sim Sim Assessor do CD da FEA e Paulo de Jesus do CRI de Évora.