Devolução do Hospital de São Paulo à Misericórdia de Serpa

​A Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P., a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E. e a Santa Casa da Misericórdia de Serpa, celebraram a 14 de novembro um Acordo de Cooperação visando a devolução do Hospital de São Paulo em Serpa, à referida instituição particular do setor social.

O acordo, enquadrado no Decreto-Lei nº.138/2013, de 09 de Outubro, tem por objetivo contribuir para mais e/ou melhor acessibilidade e mais oferta de cuidados de saúde à população.

Pretende-se ativar e dinamizar a prestação de cuidados de saúde hospitalares no Hospital de São Paulo em Serpa, unidade que oferecia essencialmente, cuidados continuados integrados e um serviço de urgência. As populações da área de abrangência deste Hospital passam a beneficiar de assistência na prestação de alguns cuidados de saúde, que anteriormente eram garantidos pelo Hospital de Beja.
Sob a gestão da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, o Hospital de São Paulo passa a oferecer atividade de consulta externa nas especialidades de Cardiologia, Dermatologia, Fisiatria, Oftalmologia e Ortopedia, continuando a ser garantido o funcionamento 24 horas por dia do Serviço de Urgência Avançado.
Pretende-se ainda que, a partir de 2016, venham a funcionar em cirurgia de ambulatório, após a construção de um bloco operatório, as especialidades de Dermatologia, Oftalmologia e Ortopedia.