Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Internacional do Enfermeiro foi assinalado em Évora

Sob o lema do Conselho Internacional de Enfermagem para as comemorações deste ano, que se realizaram no passado dia 11 de maio, “Enfermeiros: Uma força de mudança – melhorando a resiliência dos Sistemas de Saúde”, a Escola de Enfermagem São João de Deus organizou um Encontro para abordar esta temática.

Nesse sentido, diversas instituições/ organizações do Alentejo se associaram para festejar esse dia, refletindo sobre a garantia do acesso aos cuidados de enfermagem ao longo do ciclo da vida.

A Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Évora (UEESESJD), Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES), Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS), Ordem dos Enfermeiros (OEOSRS), e Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) uniram esforços para comemorarem o Dia Internacional do Enfermeiro, na nossa região.

De acordo com Paula Marques, Vogal do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, os Enfermeiros têm sabido e conseguido conquistar um lugar de crescente importância seja na área da prestação de cuidados de saúde, seja na da organização e gestão de serviços e unidades, ou seja ainda na da formação. Pela sua proximidade são capazes de um envolvimento com as populações que lhes permite compreender as suas necessidades, definir e executar, em função das mesmas, as intervenções adequadas e, por último, avaliar os resultados obtidos.
Os desafios continuam a ser grandes bem como as solicitações que se colocam à profissão são cada vez mais exigentes; mas hoje, como sempre tem acontecido, os enfermeiros vão continuar a responder positivamente àquilo que deles se espera.
Não é por acaso que os ‘rankings’ sobre a confiança dos portugueses em relação a diversas profissões, assinalam a Enfermagem sistematicamente em lugares cimeiro. No Alentejo, como no resto do País e do Mundo, os enfermeiros são profissionais de confiança!