Dia Mundial contra a Osteoporose
Data tem como objetivo sensibilizar a população para a doença.

Comemorou-se a 20 de outubro, o Dia Mundial contra a Osteoporose, uma data que tem como objetivo sensibilizar a população para a importância do diagnóstico da doença, as suas causas, sintomas, fatores de risco e métodos de diagnóstico.

Em Portugal, 10,2% da população sofre de osteoporose, uma doença torna os ossos mais finos e fáceis de fraturar e afeta 17% das mulheres e 2,6% dos homens.

Sociedades científicas alertam para a doença

A propósito desta efeméride, a Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia e a Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas lembram que a osteoporose é responsável, a nível mundial, por 8,9 milhões de fraturas no mundo, o que equivale a uma fratura osteoporótica a cada três segundos.

Estas sociedades científicas e associações referem que a osteoporose afeta os ossos de 800 mil portugueses e é responsável por cerca de 40 mil fraturas ósseas anuais, com um impacto direto a nível económico e psicológico nos indivíduos.

Para alertar para esta realidade, foi criada uma campanha com duas minisséries que procuram ajudar a população a diminuir o risco de quedas e fraturas, com uma mensagem de sensibilização para o seu impacto e para a importância de acompanhamento médico. Ambas as iniciativas estão disponíveis em ossofortes.pt.

Serviço de Reumatologia do Hospital de Braga assinala data

O Serviço de Reumatologia do Hospital de Braga assinala, também, esta data através de uma iniciativa que consiste numa avaliação do risco de fratura através do FRAX – Instrumento de Avaliação do Risco de Fratura.

Esta iniciativa, dirigida a todos os utentes com mais de 65 anos, decorre no dia 20 de outubro, na ágora, entre as 9h30 e as 12h00, com a presença de um médico do Serviço de Reumatologia.

Após avaliação, os utentes podem falar com uma enfermeira do serviço para mais informações sobre a importância de comportamentos corretos e da prevenção de problemas associados a esta patologia.

Para saber mais, consulte: