Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Diabetes é assinalado no Alentejo

​O Dia Mundial da Diabetes foi assinalado uma vez mais na região Alentejo, um pouco por todo o Alentejo pretendeu-se sensibilizar e consciencializar a população sobre esta doença e divulgar ferramentas para a sua prevenção.

Chamando a atenção de entidades oficiais, de profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral, este ano a campanha do Dia Mundial da Diabetes teve como mote, focar a importância do pequeno-almoço na prevenção da diabetes.
 
Em Évora, a Unidade de Cuidados Continuados, em parceria com a Câmara Municipal, a Diabentejo e o Agrupamento de escolas nº 1 de Évora assinalaram o Dia Mundial da Diabetes com atividades que se iniciaram pelas 9h30 com um mega pequeno-almoço servido na escola básica Manuel Ferreira Patrício que contou com convidados especiais: Diretora do AG escolas nº1; Presidente da CME; Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central; Presidente da Diabentejo e todos jovens e professores inscritos, cerca de 250, na caminhada "pôr a diabetes a mexer" que teve início pelas 10h e percorreu os bairros Vista Alegre, Sr.ª Gloria e Malagueira, com distribuição de material informativo sobre prevenção da Diabetes.
 
Ao mesmo tempo, entre as 10 e as 12 horas, técnicos da UCC e da DECO estiveram na Praça do Giraldo convidando a população ativa a saber mais sobre "um pequeno-almoço saudável".
Ainda ao longo do dia, as crianças de 1º ciclo tiveram aulas de atividade física e desportiva alusivas ao tema esperando-se que sejam elas também agentes promotores desta mensagem em cada uma das suas casas.
 
O Hospital do Espirito Santo de Évora, EPE, através da sua equipa de consulta pediátrica de diabetes organizou uma festa para os seus utentes e famílias, com o objetivo de promover um momento lúdico para assinalar este dia, estreitando laços entre famílias, doentes e profissionais.

O evento decorreu no HESE,EPE, com o patrocínio do Laboratório Farmacêutico Sanofi e com o apoio da Escola de Dança 5ª atitude e do Ginásio Be In Shape. Ao fim da tarde, as crianças comemoraram juntos este dia, com a oferta de um lanche oferecido pela Sanofi, ao qual se seguiu a apresentação de uma peça de ballet da Escola de Dança 5ª atitude, por fim o Ginásio Be In Shape convidou todos a participarem numa aula de zumba.
Estiveram presentes cerca de 15 crianças, as quais são acompanhadas em consulta de diabetes no nosso Hospital, junto com sua família e alguns amigos.
 
No Baixo Alentejo, a ULSBA , através da sua Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, elegeu como tema das comemorações “Viver a Diabetes com o Melhor do Nosso Alentejo”, com o objetivo de se desmistificar o recurso ao uso dos produtos regionais, nomeadamente o pão e o azeite por parte da nossa população. As Comemorações estenderam-se por todos os concelhos da área de abrangência da ULSBA e contaram com a participação e apoio de entidades públicas e privadas num claro sinal de cumplicidade e cooperação para com esta causa.

 

No dia 14 de Novembro realizou-se em Beja, no NERBE, o encontro dos vários grupos terapêuticos da Diabetes dos vários concelhos onde, conjuntamente com outras atividades, pretendeu-se fazer cumprir o repto lançado pelo Programa Nacional da Diabetes que consistiu em criar uma Roda Humana “Unidos pela Diabetes”, com recurso a balões azuis – símbolo da Diabetes, em torno da Rotunda do Pastor em Beja, com captação aérea de imagem e vídeo, numa iniciativa aberta a toda a população local.
 

No Norte Alentejano o CS Nisa realizou uma ação de sensibilização sobre a diabetes aos alunos do Agrupamento de escolas de Nisa (3 turmas do 9º ano e 2 turmas do 8º ano)3 turmas do 9º ano e 2 turmas do 8º ano) e no dia 7 os mesmos alunos construíram cartazes alusivos ao dia mundial. No dia 12 a ação de sensibilzação foi dirigida aos alunos do pré-escolar e 1ºciclo da Escola de Tolosa e no dia 17 aos alunos do pré escolar e 1º ciclo da Escola de Alpalhão.

Na ULSLA o Dia Mundial da Diabetes celebrou-se com um conjunto de atividades promovidas pela equipa da Consulta Externa do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), de 10 a 14 de novembro.

Durante cinco dias a sede da ULSLA foi palco de várias ações de sensibilização, dirigidas a todos os utentes do HLA e às pessoas portadoras de diabetes, seus familiares e cuidadores. Nelas se incluiu a projeção de vídeos alusivos ao tema “Vida saudável e Diabetes”, definido pela Federação Internacional de Diabetes para o período 2014-2016.
A semana comemorativa encerrou com a realização de duas aulas de zumba fitness no dia 14 de novembro.

No Alentejo Central este dia também foi assinalado. Em Borba, a USF Quinta da Prata resolveu sair de portas e comemorou o Dia Mundial da Diabetes no enquadramento da Festa da Vinha e do Vinho, que decorreu em Borba ao longo de toda a semana, uma festa organizada pela Câmara Municipal. Apesar de o S. Pedro não ter ajudado, realizou-se uma pequena caminhada pelas ruas da cidade, onde se sensibilizou a população para a Diabetes e se distribuíram alguns folhetos sobre a temática.


Também na Unidade de Saúde Familiar se afixaram cartazes e se distribuíram alguns folhetos, peças de fruta, bolachas integrais e água, aos utentes que recorreram a esta Unidade.
 
Também na Unidade de Cuidados Continuados de Viana do Alentejo se realizou uma ação de sensibilização, no Cineteatro de Viana do Alentejo, subordinado ao tema “A Importância da alimentação na Diabetes” com a presença da Dietista Ana Garcia.
 
A Unidade de Cuidados na Comunidade Almoreg, realizou diversas atividades no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, nos dias 13, 14 e 17 de novembro. Atividades de rastreio e de informação para a Saúde que decorreram no Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e de Mourão e também na Câmara Municipal de Mourão.

Durante as manhãs decorreram diversas sessões de educação para a saúde dirigidas aos alunos do 5º e 6º ano da escola nº 1 do Agrupamento de Escolas de Reguengos. Em simultâneo, dirigidos a toda a comunidade escolar realizaram-se rastreios de glicemia, medição da tensão arterial, risco de obesidade, avaliação do risco de desenvolver Diabetes Mellitus.
Nas diversas atividades foram rastreadas 327 pessoas das quais 9 foram reencaminhadas para o médico de família.
Foram distribuídos crachás e folhetos informativos.
Ainda no âmbito da comemoração do dia mundial da Diabetes foram expostos cartazes nas diversas escolas e no centro de saúde com o objetivo de sensibilizar a população para detecção precoce de sintomas e para a sua prevenção.
A UCC de Arraiolos esteve presente no 8º fórum Nacional da Diabetes no dia 2 de novembro, no Centro de Congressos no Estoril. 
Divulgou-se junto de parceiros e colaboradores informação que visou consciencializar visou consciencializar sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes.
Promoveu-se ainda uma formação da Equipa multidisciplinar  da UCC e USF Matriz com uma sessão sobre esta temática com a nutricionista do ACES Cecilia Soares com o objetivo de uniformizar linguagem de intervenção nutricional em utentes com DMII e aprofundar conhecimentos de recomendações  e fornecer material de apoio para os utentes com DMII.
Diariamente os profissionais desta equipa fazem promoção e sensibilização desta temática a todos utentes,  cuidadores e familiares a nível da RNCCI , assim como nas sessões solicitadas por outros parceiros a nivel do PNSE ou Grupos Vulneráveis.