Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Higiene das Mãos assinalado a 5 de maio de 2017

Todos os anos, no dia 5 de maio, a Organização Mundial de Saúde comemora o Dia Mundial de Higiene das Mãos,  com o objetivo de melhorar as boas práticas nos cuidados de saúde. ,  com o objetivo de melhorar as boas práticas nos cuidados de saúde. Este ano, a Campanha SAVE LIVES: Clean Your Hands, define como tema central e de acordo com os objetivos para o milénio, o problema crescente das resistências aos antimicrobianos e a influência das boas práticas em higiene das mãos neste combate: Fight antibiotic resistance - it's in your hands.

 O apelo dirige-se a:
Políticos: Parar a propagação da resistência aos antibióticos, fazendo da prevenção de infeções e da higiene das mãos uma prioridade política nacional.
Dirigentes e administradores: Dirigir um programa de prevenção e controle de infeções durante todo o ano para proteger seus doentes de infeções resistentes.
Profissionais de saúde: Higienizar as suas mãos nos momentos certos e interrompa a propagação da resistência aos antibióticos.
Líderes e colaboradores PPCIRA: Implementar os principais componentes da OMS para a prevenção de infeções, incluindo a higiene das mãos, para combater a resistência aos antibióticos.
 
A infeção adquirida em internamento hospitalar e o aumento das resistências bacterianas aos antibióticos são problemas com origem em vários fatores. A higiene das mãos, de acordo com os cinco momentos preconizados pela OMS, é um procedimento de zelo dos profissionais de saúde na perspetiva da preservação da segurança do doente e do próprio profissional.
 
Neste sentido, o GCL PPCIRA do HESE EPE apela a todos os profissionais para a adesão à higiene das mãos de acordo com os 5 momentos, preconizados pela OMS.