Dia Mundial da Saúde assinalado no Alentejo
 O dia Mundial da Saúde foi assinalado uma vez mais um pouco por todo o Alentejo.

Em Évora com o Desafio pela Saúde, 24 horas de movimento, que juntou uma vez mais a população, sensibilizando-a para a importância dos estilos de vida saudáveis.

Em Portalegre para assinalar o dia 7 de Abril, o Grupo de Humanização do Hospital Dr. José Maria Grande com a colaboração da Professora Carla Vieira organizou um Flash Mob no Hall de entrada do Hospital, com o objetivo de sensibilizar profissionais de saúde e utentes para a importância da prática de exercício físico. Durante cerca de 10 minutos o grupo dançou ao som das músicas Me Fascina e Fireboll”

Poderá visualizar o vídeo no seguinte link:

A UCC de Vendas Novas, promoveu uma ação de educação para a saúde, destinada aos alunos do 1º ciclo com o objetivo de aumentar os conhecimentos e competências na área da prestação de primeiros socorros.

Esta atividade surgiu no âmbito do programa de Saúde Escolar, enquadrado no eixo estratégico “Ambiente Escolar e Saúde”. De uma forma geral, perante uma situação de doença ou acidente, os primeiros cuidados são essenciais e de fulcral importância.

A equipa de Saúde Escolar da UCC do Centro de Saúde de  Vendas Novas, envolveu nesta atividade parceiros e entidades locais, nomeadamente, a UCSP, o Agrupamento de Escolas, a Câmara Municipal, os Bombeiros Voluntários de Vendas Novas e o grupo de teatro da Academia Sénior.

A sessão iniciou-se, no Auditório Municipal, estando na abertura a vereadora Ana Carla Barros, a coordenadora da UCC – Mª Jesus Laranjo e o coordenador da UCSP - Dr. António Matos, seguido da projeção de um filme sobre a chamada de emergência e pedido de ajuda.

Seguidamente os alunos percorreram alternadamente, vários postos distribuídos pelo Jardim Público com a presença de vários profissionais e situações de doença súbita/acidente, nomeadamente, os cuidados a ter perante uma ferida, hemorragias, traumatismos orais, fraturas (com a visualização de um osso fraturado através de RX e a sua respetiva imobilização), a apresentação de um Kit de Primeiros Socorros, a construção de um puzzle sobre o tema, a visita a uma ambulância e por fim com a entrega de um comprovativo de presença.

A atividade teve uma grande adesão por parte da população, envolvendo 17 turmas do 1º Ciclo, totalizando 347 alunos, 20 professores e 10 auxiliares de ação educativa. A atividade decorreu conforme planeado e os alunos mostraram grande interesse pelo tema, nomeadamente com perguntas pertinentes nos vários postos.

A UCC ALTER realizou uma aula de educação física no Jardim do Álamo, no âmbito da disciplina de Saúde e Cidadania da Universidade Sénior de Alter do Chão. Esta aula de atividade física ao ar livre, dirigida aos alunos inscritos na disciplina de Saúde e Cidadania da Universidade Sénior de Alter do Chão, contou com a colaboração /participação do Técnico de Educação Física da Câmara Municipal de Alter do Chão.

Esta atividade surgiu englobada no projeto de Dinamização Comunitária da  UCC ALTER  , a qual envolve vários parceiros nomeadamente a Universidade Sénior de Alter do Chão. Desta forma integrada na disciplina de Saúde e Cidadania, a qual é dinamizada por esta UCC, desenvolveu-se este evento integrado na Comemoração do Dia Mundial de Saúde.

Com esta atividade pretendeu-se reintroduzir o hábito e a necessidade da prática de exercício na população sénior, pratica que por vezes é abandonada quando se dá a passagem á reforma, e que é essencial retomar como condição essencial para um envelhecimento ativo e melhoria da qualidade de vida do Sénior.

O feedback obtido superou as expectativas. No final os alunos estavam muito satisfeitos com a experiência vivida, e manifestaram a vontade de mais atividades deste género, de tal forma que a Direção executiva da Universidade já iniciou os contatos para no próximo ano letivo ser introduzida uma disciplina própria nesta área.

A Unidade de Cuidados na Comunidade, de Arronches e as alunas da Escola Superior de Enfermagem organizaram em parceria com a Camara Municipal e Junta de Freguesia de Assunção no âmbito do Dia Mundial da Saúde um flash mob com os utentes da Academia Sénior de Arronches. A atividade que durou aproximadamente 15 minutos foi desenvolvida na entrada do Centro de Saúde. Pretendeu-se com esta iniciativa sensibilizar os utentes para a pratica de estilos de vida saudáveis, tendo sido distribuída no final uma peça de fruta a todos os participantes.