Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Saúde-workshop sobre Dieta Mediterrânica reúne Técnicos de Saúde e Chefs e lança Desafio pela Saúde 2015
No âmbito do Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de Abril, o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, a Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Unidade de Cuidados na Comunidade dos Centros de Saúde de Évora, a Câmara Municipal de Évora, a Universidade de Évora, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a DGESTE propõem-se assinalar este dia, em parceria, com um vasto conjunto de iniciativas que decorrerão ao longo da semana e que visam chamar a atenção de toda a comunidade para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis. 
 
Teve lugar, no dia 7 de abril, no restaurante Vauban da Escola Profissional da Região do Alentejo, um workshop sobre a Dieta Mediterrânica, para Profissionais de Hotelaria e Restauração. Este workshop foi orientado pela dietista, Responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E., Drª Graça Raimundo, e contou com a participação dos "chefs" de alguns dos restaurantes que aceitaram este desafio: Moinho,1/4 para as Nove, Louro e Tapas, bem como dos hotéis D. Fernando e Evorahotel.
 
Esta foi primeira atividade da terceira edição do Desafio pela Saúde que se realiza, uma vez mais em simultâneo nas cidades de Évora e Mérida (Espanha). As restantes atividades decorrerão entre as 12h00 do dia 10 de abril e as 12h00 do dia 12 de abril em vários espaços indoor e outdoor da cidade de Évora, com especial enfoque na Praça do Giraldo, Arena d´Évora e Piscinas Municipais.
 
O tema desta terceira edição é a Dieta Mediterrânica, pretendendo-se informar e sensibilizar para a importância de uma alimentação equilibrada, integrada num estilo de vida saudável.
 
Pagamento em géneros
Do vasto programa de atividades previstas para estas 72 horas “non stop” de atividade física, destaque para o Ritmus Urban Trail (Sábado das 11h00 às 12h30); para o Challenge (conjunto de provas de Sexta a domingo); para o Passeio BTT (Domingo 10h00 às 12h00) e para a Caminhada (Domingo 10h30 às 12h00), em que o pagamento das respetivas inscrições é em géneros alimentares que irão reverter a favor de uma instituição de solidariedade social.
Para o efeito, todo os interessados em participar nestas quatro iniciativas do Desafio Pela Saúde deverão fazer a respetiva inscrição na plataforma web criada para o efeito em:
O “pagamento”, ou seja a entrega de um bem não perecível, é feito no local da partida. Durante o fim de semana também será possível adquirir o menu Dieta Mediterrânica, por dois euros. Neste caso também deverá ser feita a inscrição na plataforma oficial do evento.
Paralelamente, no interior das instituições envolvidas na organização irão ser ministradas várias aulas-desafio em contexto laboral, com o intuito de corrigir posturas e outros maus-hábitos no dia-a-dia do trabalhador.
A vertente da saúde não poderia ser descurada, com uma especial incidência junto dos mais novos, destacando-se do vasto programa o rastreio de obesidade infantil ou o rastreio de aptidão para a prática da atividade Física, na ludoteca (Parque infantil) e na Praça de Giraldo, respetivamente.