Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Saúde é assinalado em toda a Região Alentejo

No dia 7 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Saúde. Um pouco por toda a região Alentejo este dia foi assinalado.

A data foi escolhida pela OMS em 1948, aquando da organização da primeira assembleia desta Organização, e em cada ano, a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde e que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS. Este ano de 2015 o tema foi "segurança alimentar".
O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e para desenvolver atividades com vista à promoção do bem estar das populações, assim como de promover hábitos de vida saudáveis.
Para comemorar este dia, foram programadas atividades que decorrerão nos diversos concelhos da região Alentejo.
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) celebrou o Dia Mundial da Saúde com um conjunto de iniciativas de sensibilização nos cinco concelhos do Litoral Alentejano sobre Segurança Alimentar. De Alcácer do Sal a Odemira, a ULSLA envoolveu mais de seis mil participantes nas atividades comemorativas do Dia Mundial da Saúde.
De Alcácer do Sal a Odemira, a ULSLA envolveu mais de seis mil participantes nas atividades comemorativas do Dia Mundial da Saúde.
Os alunos do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal foram alvo de rastreio de obesidade, no âmbito do projeto “Alimentação e Hipertensão Arterial”, que tem por base o fitnessgram – programa de testes realizados por professores de educação física, que inclui a avaliação da aptidão aeróbia e muscular (força muscular, resistência e flexibilidade) e da composição corporal (índice de massa corporal - peso e altura). Até 17 de abril, esta comunidade escolar também vai assistir a sessões de educação para a saúde sobre alimentação saudável, com o foco na prevenção da obesidade e doenças associadas.
De 13 a 17 de abril, na sede do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, serão realizadas duas sessões sobre segurança alimentar, uma destinada aos manipuladores de alimentos e outra aos utentes que recebem apoio do Centro Paroquial da Comporta.
Em Grândola, a Unidade Móvel de Saúde de Grândola e a sua equipa estiveram, no passado dia 7 de abril, em Melides e Grândola no “Mercadinho Biológico” para esclarecimento à população, através da distribuição de folhetos informativos sobre segurança alimentar.
Os alunos da Universidade Sénior de Grândola foram esclarecidos quanto ao tema “Segurança Alimentar na perspetiva do consumidor” no dia 9 de abril, e no dia 16 de abril é a vez dos alunos da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola conhecerem mais acerca de “Segurança e Alimentação”. A segurança no consumo de fruta é o tema escolhido para sensibilizar os alunos da Escola Básica nº. 1 de Grândola nos dias 28 de abril, 5 e 7 de maio.
Também em Grândola se realizou, no Cine Granadeiro, o 3.º Encontro de Saúde Escolar e Saúde Oral do Alentejo Litoral, onde parte do programa foi dedicado à Segurança Alimentar.
Em Santiago do Cacém a celebração deste dia concentrou-se no Cercal do Alentejo com a realização de rastreios e respetivos ensinos sobre tensão arterial, frequência cardíaca, glicémia capilar, colesterol, IMC, IMG, HIV e IST's, rastreio visual, rastreio auditivo e ainda um diagnóstico energético, em parceria com outros promotores de saúde.
Em Sines, a temática foi abordada em quatro sessões intituladas “As cinco chaves da segurança alimentar” nos vários espaços seniores do concelho, onde se inclui Porto Covo, nos dias 7, 8, 9 e 10 de abril. O mesmo tema já tinha sido mote para a realização da iniciativa “Aventura na Escola” dirigida aos alunos do 3.º Ciclo da Escola Poeta Alberto e volta a ser protagonista em quatro crónicas de rádio, emitidas no espaço da ULSLA “Saúde para Todos” da ULSLA na Rádio Sines. Para os utentes do Centro de Saúde de Sines será exibido um filme, até dia 10 de abril, com o título “Do prado ao prato: O que comemos é seguro?”.
Os utentes de Odemira vão assistir à exibição audiovisual de mensagens alusivas à temática nas salas de espera do Centro de Saúde.
Em todos os concelhos do Litoral Alentejano serão distribuídos à população folhetos informativos sobre segurança alimentar, quer nas instalações dos centros de saúde, quer nos locais de atendimento e de lazer públicos.
Promotores e parceiros das iniciativas:
 
Alcácer do Sal
Promotores:
Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Alcácer do Sal e Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral (USP), da ULSLA
Parceiros:
Câmara Municipal de Alcácer do Sal
Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
Junta de Freguesia da Comporta
Centro Paroquial da Comporta
Fundação Herdade da Comporta
 
Grândola
Promotores:
UCC de Grândola e USP do Alentejo Litoral da ULSLA
Parceiros:
Câmara Municipal de Grândola
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola
Escola Básica nº. 1 de Grândola
 
Santiago do Cacém
Promotores:
UCC de Santiago do Cacém da ULSLA
Unidade Móvel de Saúde de Santiago do Cacém
Comissão Social de Freguesia do Cercal
Parceiros:
Associação de Planeamento Familiar
GAES Centros Auditivos
Grupo Ópticas Barbosa
Farmácia Teixeira e SUCRS
 
Sines
Promotores:
UCC de Sines da ULSLA
Parceiros:
Associação “A Gralha”
Câmara Municipal de Sines
Escola Poeta Alberto
Espaços Seniores
USP Alentejo Litoral da ULSLA
 
Odemira
Promotores:
UCSP de Odemira e USP do Alentejo Litoral da ULSLA
 
 
Por sua vez na ULSNA o dia Mundial da Saúde também se comemorou um pouco por toda a região.
No Centro de Saúde de Arronches realizou-se uma sessão de educação para a saúde na escola Nossa Senhora da Luz de Arronches sobre "Transtornos alimentares" dirigida aos alunos.
A UCC de Monforte desenvolveu duas actividades no âmbito do Dia Mundial da Saúde, distribuição de panfletos com conteúdos relacionados com “Segurança alimentar”, e disponibilizou um Power Point interativo sobre o mesmo tema, dirigido a todos os utentes que se desloquem ao Centro de Saúde, das 9 às 12 horas. Realizou também uma sessão de educação para a saúde na aula de saúde da Universidade Sénior subordinada ao tema “Segurança alimentar na minha cozinha”, precedido de jogo com a mesma temática.
Por sua vez a UCC ALTER participou em dois eventos, em conjunto com o "Movimento 2020" - projeto da Associação Portuguesa de Dietistas - e com o Municipio de Alter do Chão, a UCC ALTER colaborou no evento Consultório Mais Saúde, que pretendeu levar à população de Alter do Chão a possibilidade de realizar algumas avaliações e rastreios em áreas prioritárias de prevenção primária e secundária, nomeadamente avaliação do estado nutricional, avaliação e aconselhamento nutricional, medição da pressão arterial e da glicémia, com aconselhamento personalizado, e avaliações na área de saúde visual, em articulação com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, parceiro do Movimento 2020.
Realizou também um workshop na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão sobre Comportamentos Aditivos e Toxicodependência, em colaboração com a Escola Segura e com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Alter do Chão.
Em Ponte de Sor/ Montargil a UCC realizou uma atividade na Escola Secundária de Ponte de Sor, com rastreios de Tensão Arterial, glicémia e Índice de massa corporal, com informação e aconselhamento de alimentação saudável, exercício físico e postura.
No Centro de Saúde de Gavião, sabendo que o tema para este ano é a Segurança Alimentar, a sua Equipa de Enfermagem divulgou junto da população as Cinco Chaves para uma Alimentação saudável, esta divulgação foi efetuada através da Unidade móvel junto das população mais isolada e também no Centro de Saúde.
A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Nisa vai levar a efeito um "Fórum da saúde" sobre o tema - Viver com saúde, no próximo dia 11 no Cine Teatro de Nisa.
Entre outras parcerias neste evento, estará presente o CS Nisa pela UCC com apresentação temática a "Prevenção de quedas".

Pela ULSBA o Centro de Saúde de Moura participou numa mega caminhada em Moura.
Nas restantes Unidades (Centros de Saúde e HJJF) foi distribuída informação em folhetos e afixado o cartaz oficial do Dia Mundial da Saúde (WHO).
 

A UCC ALMOREG, do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz, desenvolveu algumas actividades no âmbito do dia Mundial da Saúde, nomeadamente a elaboração de cartazes, imans e de poemas“ Crescer saudável” alusivos ao tema e distribuição a todas as crianças nos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo de todo o conselho.