Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial das Doenças Raras - Data assinala-se dia 28 e visa sensibilizar público e decisores políticos

Assinala-se em 28 de fevereiro o Dia Mundial das Doenças Raras, que tem como objetivo sensibilizar público e decisores políticos para as doenças raras e o seu impacto na vida dos doentes e famílias.


Criado pela EURORDIS – Rare Diseases Europe em 2008, esta efeméride comemora-se anualmente no último dia de fevereiro em mais de 80 países.


A doença rara é uma doença crónica maioritariamente debilitante e muitas vezes fatal precocemente, que requer esforços combinados especiais de várias áreas de intervenção, onde têm grande papel a investigação genética e farmacológica, os produtos de apoio e as respostas sociais ou a satisfação de necessidades educativas especiais, a fim de permitir que os doentes sejam tratados, reabilitados e integrados na sociedade de forma mais eficaz.


Estima-se que, em Portugal, existam cerca de 600 a 800 mil pessoas portadoras destas doenças.


INSA assinala data com evento online
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) vai assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras com um evento online, no dia 28 de fevereiro, pelas 14 horas, subordinado ao tema «Somos muitos; Somos Raros; Somos fortes e estamos orgulhosos».


A iniciativa, que será transmitida através da plataforma Zoom e inclui interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa, visa sensibilizar o público para a temática das doenças raras, mas também dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nesta área.


O evento pretende também promover o debate sobre as doenças raras em Portugal, divulgar visões diferentes sobre a temática e discutir o seu enquadramento no presente e no futuro.


A participação é gratuita, contudo, carece de inscrição prévia até dia 26 de fevereiro, às 17 horas, através do formulário.

Para saber mais, consulte: