Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial de Combate ao Bullying

DGS assinalou data alertando para a importãncia da prevenção do fenómeno. 

O Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida da Direção-Geral da Saúde (DGS) assinalou a 20 de outubro, o Dia Mundial de Combate ao Bullying.

Esta forma de violência física, psicológica e/ou sexual entre pares, desenvolve-se a partir de um padrão intencional e continuado de comportamentos marcados por agressão, provocação, ameaças, intimidação. Uma prática que ocorre em relações caracterizadas por desequilíbrio de poder entre a vítima e pessoa agressora, com impacto no bem-estar de crianças e jovens por todo o seu ciclo de vida.​

Para a prevenção do fenómeno é essencial que cuidadores/as e educadores/as promovam competências socioemocionais em crianças e jovens assente em princípios de igualdade, empatia e respeito pela diversidade. Fundamental, também, que estejam atentos/as aos sinais precoces de mal-estar físico ou mental de forma a mitigar os efeitos deste tipo de violência e referenciar para apoio.

Nos serviços de saúde, as situações detetadas devem ser sinalizadas à Rede Nacional de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco.


Para saber mais:



​​​​