Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia do Euromelanoma 2020 - Data assinala-se em 20 de maio e promove a prática do auto-exame
Data assinala-se em 20 de maio e promove a prática do auto-exame.

Assinalou-se esta quarta-feira, dia 20 de maio, o Dia do Euromelanoma – Dia dos Cancros da Pele. Este ano é o 21º ano consecutivo em que se assinala esta data na Europa, sempre no mês de maio, sendo o dia ajustado anualmente, em função de eventos locais.​

Em Portugal, a responsabilidade da organização deste dia é da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Devido à atual pandemia de Covid-19 e à necessidade de distanciamento social, este ano não haverá os habituais rastreios presenciais.

Assim, a APCC, em colaboração com SPDV e com o apoio da DGS, preparou folhetos informativos para ajudar a fazer o auto-exame, no sentido de identificar lesões suspeitas de cancros da pele para, de imediato, recorrer ao seu dermatologista ou médico assistente que terá possibilidade de efetuar o adequado rastreio e, se necessário, efetuar pedido de Teleconsulta, com imagens, aos serviços de dermatologia de todo o país.

 
Para saber mais, consulte:

·       Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo – http://www.apcancrocutaneo.pt/​
·       Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia – https://www.spdv.pt/​
·       Euromelanoma Portugal – http://www.euromelanoma.org/portugal/​​