Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Higienização das Mãos

Dia Mundial da Higienização das Mãos

A Organização Mundial de Saúde apela a todos os profissionais de saúde que no Dia Mundial da Higienização das Mãos, que se assinala a 5 de maio, se unam numa campanha sobre o papel da higiene das mãos na luta contra a resistência aos antimicrobianos.

O mundo sofreu uma mudança irreversível: os microrganismos patogénicos multirresistentes chegaram para ficar. Para o seu combate são essenciais as medidas de prevenção das infeções, constituindo a higiene das mãos a ação mais simples, fácil e efetiva na prevenção das infeções e resistência aos antimicrobianos. O uso de antimicrobianos permitiu que os microrganismos multirresistentes proliferassem nos doentes tratados, mas é a transferência dos microrganismos multirresistentes entre as pessoas, as comunidades e os países que levaram à situação atual do mundo correr o risco de infeções não tratáveis. Por conseguinte, toda a estratégia para resolver a ameaça que supõe a resistência aos antimicrobianos deve ter como objetivo a redução da transmissão de microrganismos multirresistentes nas famílias, nas comunidades, nas unidades de prestação de cuidados de saúde, nas cadeias alimentares, nos abastecimentos de água e nas rotas do comércio internacional. No que se refere aos utentes/doentes com necessidades de cuidados de saúde, os profissionais de saúde assumem uma particular responsabilidade na prevenção das infeções nos doentes/utentes, como consequência de decisões e intervenções médicas. As infeções associadas aos cuidados de saúde são uma das principais causas de morte e sofrimento nos doentes internados, constituindo uma componente fundamental na segurança do doente.

Se não atuamos hoje não haverá cura amanhã: assegure-se de que os 5 momentos da OMS para a higiene das mãos se integram na proteção dos utentes/doentes dos microrganismos multirresistentes. Neste sentido, a Direção-Geral da Saúde promove em 5 de maio o evento nacional “Sem ação hoje, não há cura amanhã”, para comemorar o Dia Mundial da Higiene das Mãos. O Evento decorrerá no Auditório do Edificio Tomé Pires, no Infarmed com inicio previsto para as 10h30. Ver programa.