Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dois projectos da ULSBA premiados na 11.ª edição da Missão Sorriso

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo

Os projetos “Envelhecimento Ativo - Clube da Saúde” e “Aproxima-te”, da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), foram premiados na 11.ª edição da Missão Sorriso.

O projeto de Envelhecimento Ativo – Clube da Saúde, da responsabilidade da Unidade de Cuidados na Comunidade de Beja, foi premiado com um montante de 10 mil euros.
Este projeto tem como objetivo que os utentes do concelho de Beja, com 50 ou mais anos, se preparem para encarar o envelhecimento mantendo-se autónomos e saudáveis, dando mais e melhor vida aos anos. Este projeto, que numa primeira fase será desenvolvido com o contributo da Missão Sorriso e se destina à população da freguesia de Albernoa e aos alunos da Universidade Sénior de Beja, pretende contribuir para ganhos e manutenção de hábitos de alimentaçPrémio Missão Sorriso 2013 UCC Bejaão saudável, prática regular de atividade física e promoção de fatores de proteção de funcionamento cognitivo. Pretende-se de futuro alargar o projeto a outras freguesias do concelho, pelo que já foram estabelecidas parcerias com algumas estruturas comunitárias nesse sentido.

Com um custo total estimado em 31,145.35€ para a fase inaugural, que decorrerá até Março de 2015, a ULSBA, EPE assegura orientação teórica e prática, através de uma equipa constituída por duas psicólogas, uma nutricionista e dois enfermeiros especialistas em reabilitação.
O projeto conta com o apoio direto de profissionais afetos a vários Serviços da ULSBA, designadamente: da Unidade de Saúde Pública, do Centro de Saúde de Beja e da Unidade de Saúde Familiar Alfa Beja.

O Projeto “Aproxima-te”, da responsabilidade da Liga dos Amigos do Hospital de Beja, foi premiado na 11.ª edição da Missão Sorriso, com um montante de 20 mil euros. Este projecto vai permitir à Liga dos Amigos do Hospital de Beja, na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a partir de 1 de março de 2014, pôr em marcha um ciclo de assistência individualizada de modo progressivo, para chegar a todos os doentes seniores ostomizados referenciados pelo Hospital, que precisam de ajuda para se adaptarem à sua nova condição de ostomizados e recuperarem a sua autonomia e qualidade de vida.

Prémio Missão Sorriso 2013 Liga dos Amigos Hospital Beja

Depois da intervenção médico-cirúrgica e da alta dada ao doente é preciso garantir a convalescença, que inclui a adição de ajudas técnicas, instrumentais e equipamentos para os quais nem o Hospital, nem o Centro de Saúde têm uma resposta cabal.
Existem doentes operados, utentes do Serviço de Cirurgia do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, carenciados, que, a par do seu problema de saúde, têm que experimentar o drama da insuficiência económica para adquirir os equipamentos e materiais que minimizem a sua quebra de autonomia. A atribuição dos meios prescritos pelo médico – sacos de colostomia, placas, materiais de ileostomia, será feita pelo BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS desta Liga, fornecendo sem custos os materiais – porque o preço das farmácias não é passível de total estorno por parte do SNS, servindo a Liga de intermediário, fornecendo-os mediante a apresentação da receita médica e apresentando os custos passíveis de reembolso à ULSBA.
O projeto “Aproxima-te”, com um custo total estimado em 130 mil euros, decorrerá até ao final do ano em curso.

A sessão de entrega de prémios da 11.ª edição da Missão Sorriso decorreu a 13 de fevereiro de 2014, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, e contou com a presença da Senhora Dr.ª Maria Cavaco Silva.