Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Elvas recebe Encontro de Ação da Saúde na Prevenção da Violência Interpessoal no Alentejo

Realizou-se no passado dia 23 de novembro, em Elvas, o Encontro Ação da Saúde na Prevenção da Violência Interpessoal no Alentejo.
Este encontro que contou com a participação de cerca de 100 profissionais de saúde, teve como principal objetivo a Reflexão e Partilha das equipas da ARS Alentejo dos Núcleos de Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco e EPVAs de Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida.

Estas equipas multidisciplinares dos cuidados de saúde primários e dos cuidados hospitalares, foram constituídas e têm sido alvo de formação específica, com documentos técnicos elaborados e instrumentos de apoio à sua intervenção para implementação de ações de Saúde, de forma a sensibilizar, prevenir e abordar a Violência nas relações interpessoais ao longo do ciclo de vida, sendo este um importante investimento nos Serviços de Saúde.

No encontro sob as temáticas referidas realizaram-se três mesas com apresentações de profissionais de toda a região Alentejo. Foi também apresentado o RGPD aplicado às EPAS e N(H)ACJR suas implicações e desafios nos cuidados de saúde e conduta das equipas.
No final do encontro foi feita uma demonstração de patinagem, sob o tema ”Põe os patins à violência”, pelos ICESHOW de Arronches, momento muito apreciado por todos os presentes.