Enfermeiro Paulo Lopes da ULSBA apresenta comunicação no Congresso Mundial de Enfermagem - Roma

Paulo Lopes, Enfermeiro da Unidade de Cuidados Intensivos da ULSBA, vai estar presente no Congresso Mundial de Enfermagem, que este ano terá lugar em Roma, de 12 a 14 de novembro.
Paulo Lopes fará a apresentação com o título: Compromised Swallowing: A Rehabilitation Nursing Intervention Program.
Segundo o autor, a literatura evoca a importância de uma abordagem sistemática, multidisciplinar e detalhada em doentes com deglutição comprometida.
Com base na identificação dessa disfunção, um programa de enfermagem de reabilitação foi aplicado a cinco doentes com AVC, com o objetivo de fornecer estratégias adaptativas para uma deglutição segura. Desta foram, será que a avaliação precoce e a intervenção sistemática de Enfermagem de Reabilitação são eficientes na remissão das disfunções na deglutição?
Objetivos: Identificar as alterações da deglutição em pacientes internados num serviço do departamento de medicina de um Centro Hospitalar da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Avaliar disfunções na deglutição com recurso a escalas apropriadas de acordo com o estado de arte. Estabelecer um programa de otimização da deglutição para os doentes incluídos no estudo.
Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa utilizando a metodologia de estudos de caso.
Resultados: Os doentes incluídos no programa de intervenção não desenvolveram complicações e, inclusive, reverteram a sua disfunção na deglutição, aumentando o seu grau de autonomia e independência.
Conclusão: Um planeamento adequado dos cuidados de enfermagem de reabilitação demonstra-se efetivo para reverter a alteração na função de deglutição e concorre para incrementar a autonomia da pessoa cuidada.

World Congress and Expo on Nursing and Hospital Care
De acordo com a Organização, o Congresso pretende reunir líderes e enfermeiros de todo o mundo, no sentido de trocarem novas ideias e experiências de aplicação, estabelecerem relações comerciais ou de pesquisa e encontrem parceiros globais para colaboração futura.
O evento terá uma variedade de palestras e sessões, apresentações de pósteres, exposições científicas, discussões e reuniões com palestrantes de renome mundial.