Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Equipa de Enfermeiros do Bloco Operatório do HESE EPE assinala Dia Europeu dos Enfermeiros Perioperatórios

A Equipa de Enfermeiros do Bloco Operatório do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, assinala, mais uma vez, o Dia Europeu dos Enfermeiros Perioperatórios. O dia 15 de fevereiro, pretendeu alertar todos os profissionais que trabalham no Bloco Operatório para os perigos do fumo cirúrgico.


É do conhecimento geral que qualquer profissão está sujeita a riscos profissionais. Além dos riscos já conhecidos como posturais, infeciosos, circulatórios, emotivos, exposição a gases anestésicos etc etc… a que uma equipa cirúrgica está sujeita, hoje fala-se cada vez mais do fumo cirúrgico. A European Operating Room Nurses Association (EORNA) e a Associação de Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) resolveram divulgar esta temática, no sentido de alertar que este risco é real.


O que é o Fumo Cirúrgico?
O fumo cirúrgico resulta dos subprodutos gasosos produzidos durante a electrocauterização dos tecidos. Os dispositivos (laser, canivetes elétricos, aparelhos ultrasónicos, bipolares), ao entrarem em contacto com as células, aquecem-nas até à temperatura de ebulição e ou combustão, ocorrendo a rutura das membranas, que libertam finas partículas, formando vapores, gases e partículas celulares no ambiente.
A  Association of  Perioperative Registered Nurses (AORN) reconhece que a exposição contínua ao fumo cirúrgico representa um perigo para todos os profissionais. Estudos confirmam que o fumo cirúrgico contêm gases tóxicos inodoros, vapores, detritos celulares e vírus. Estes contaminantes representam riscos respiratórios, oculares, dermatológicos, mutagénicos e até carcinogénicos.
Neste âmbito, a AESOP e a EORNA pretendem sensibilizar as instituições na prevenção, que passa por algumas medidas como usar máscaras e óculos cirúrgicos apropriados, sistemas de exaustão e aspiração contínua através de aparelhos.


O HESE-EPE com o intuito de participar nesta ação de divulgação, sensibilização e informação aderiu a várias iniciativas propostas pelos enfermeiros do Bloco Operatório e congratula-se por ter as medidas de segurança que permitem transformar ambientes perioperatórios poluídos em ambientes seguros e sem fumo para garantir a segurança dos trabalhadores.