Farmacêuticos dos cuidados de saúde primários reuniram em Marvão

Decorreu no passado dia 27 de janeiro, o Encontro Nacional dos Serviços Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde Primários 2018,os farmacêuticos que trabalham nas Administrações Regionais de Saúde (ARS) e nas Unidades Locais de Saúde (ULS) estiveram reunidos em Marvão, para participar neste encontro nacional, organizado pelos serviços farmacêuticos da ULSNA sob o lema da “Qualidade e Segurança para o Doente”.

Foram apresentadas experiências, projetos e novos serviços desenvolvidos nestas unidades, que se traduzem em importantes ganhos para os doentes, e que estimulam a ligação com os colegas farmacêuticos comunitários e hospitalares.
A abertura do evento esteve a cargo do presidente do Conselho de Administração da ULS Norte Alentejano, João Moura Reis e da bastonária da Ordem os Farmacêuticos (OF), que enfatizou a relevância das intervenções dos colegas que trabalham nos cuidados de saúde primários, quer no plano da distribuição, assegurando o fornecimento de medicamentos e outros produtos de saúde às unidades de cuidados de saúde primários, quer no plano clínico, pelo desenvolvimento de programas de cuidados farmacêuticos, de que a consulta farmacêutica ou a reconciliação da terapêutica são alguns exemplos.
O programa contemplou espaços para apresentação destes novos projetos, como foram os casos do Projeto de Melhoria Contínua na ULS Matosinhos, a Consulta Farmacêutica na ULS Castelo Branco ou Consulta de Telefarmácia na ULS Litoral Alentejano.
Este tipo de intervenções, nos cuidados de saúde primários, são já reconhecidas e valorizadas em países como o Reino Unido ou a Espanha, onde se assiste à contratação de mais recursos farmacêuticos e à sua integração nas equipas de saúde, conforme foi também recomendado, pelo Royal College of General Practitioners.
Em análise durante o evento estiveram também as responsabilidades das Comissões de Farmácia e Terapêutica (CFT) das ARS e os contributos dos farmacêuticos que integram estas estruturas para os processos de contratualização com os agrupamentos de centros de saúde e hospital, essencialmente pelo seu profundo conhecimentos sobre o uso de medicamentos nos cuidados de saúde primários.
O tema da Carreira Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS) esteve também em debate. Logo na abertura, a bastonária destacou o seu caráter inclusivo, ao abranger todos os colegas com vínculo à Administração Publica. Ana Paula Martins explicou o processo de regulamentação em curso, lembrando, contudo, a ação da Ordem e dos farmacêuticos que trabalham nesta área na apresentação de propostas que espelhem as atividades aí desenvolvidas e que perspetivem a sua evolução futura, em função das necessidades do sistema de saúde.
A bastonária destacou ainda a relação de proximidade destes profissionais com os colegas da Farmácia Comunitária e Hospitalar, num posicionamento que pode ser importante para promover uma maior articulação e uma maior integração de esforços, com vista à otimização da terapêutica.
Fonte: Ordem dos Farmacêuticos