Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Fundação Calouste Gulbenkian seleciona ULSBA para integrar programa nacional “Stop Infeção Hospitalar”
​A Fundação Calouste Gulbenkian assumiu a recomendação do Relatório “Um Futuro para a Saúde” de apoiar um programa nacional destinado a reduzir em 50% a incidência das infecções hospitalares, em três anos, em 12 hospitais públicos, seleccionados mediante concurso público.
Para o efeito, lançou uma iniciativa designada “Stop Infeção Hospitalar” em parceria com o Ministério da Saúde e com a colaboração do Institute for Healthcare Improvement, que consiste na implementação de um Sistema de Aprendizagem Colaborativa em hospitais seleccionados.
Do conjunto de três dezenas de hospitais/centros hospitalares que submeteram a sua candidatura, o júri independente recomendou ao Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, a ULSBA, EPE, incluída no conjunto dos 12 hospitais que melhor corresponderam aos critérios de seriação constantes do processo de concurso público, atribuindo-lhe um prémio monetário para o desenvolvimento do programa em causa.
Os hospitais seleccionados comprometem-se a participar na iniciativa adotando a metodologia coordenada pelo Institute for Healthcare Improvement e prestando toda a colaboração necessária à sua implementação no período de três anos, nomeadamente para a qualificação continuada dos seus recursos humanos o que inclui a nomeação de responsáveis diretos, a presença nas reuniões calendarizadas, o registo e o envio dos dados de monotorização acordados, a partilha de informação relacionada com o projeto, a adoção das correções sugeridas e a colaboração nos procedimentos periódicos de avaliação.
Também um profissional médico da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE (ULSBA), o Senhor Dr. Luís Gabriel foi convidado para integrar a Comissão Científica que apoiará a Comissão Executiva e o Institute for Health Improvement, na implementação e avaliação do projeto.