Hospital do Espírito Santo de Évora entre os melhores hospitais do país 2015

​O Hospital do Espírito Santo de Évora está, mais uma vez, entre os melhores hospitais do país, num estudo apresentado pela empresa IASIST na cerimónia de entrega dos prémios TOP5 deste ano, que decorreu no passado dia 22 de Setembro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, com a presença de Sua Excelência o Ministro da Saúde.

O Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E. foi vencedor na sua categoria em 2014 e, em 2015, apesar de não ter sido apurado como vencedor, constou, uma vez mais, na lista de nomeados (os 3 primeiros) do seu grupo, demonstrando que continua a desenvolver um trabalho de qualidade e excelência na prestação de cuidados à população do Alentejo.

De acordo com José Ventura, Vogal Executivo do Conselho de Administração do HESE, que representou a instituição nesta cerimónia de entrega dos prémios, "verificou-se um forte predomínio, entre os nomeados, dos hospitais situados a norte do Mondego. Este predomínio resultará também de fatores de natureza demográfica e socioeconómica, o que contribui para realçar ainda mais o posicionamento do HESE, inserido numa região com características populacionais completamente distintas. É, por isso, importante congratular toda a equipa pelo trabalho que realiza, apesar das dificuldades sentidas."

A IASIST atribui anualmente prémios aos hospitais do SNS que apresentam melhores níveis de desempenho global. São atribuídos 5 prémios, um para cada tipologia de hospitais, de acordo com os critérios de classificação da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). A participação dos hospitais é voluntária, sendo de realçar que todos aceitaram a sua inclusão nesta iniciativa, iniciada no ano passado.

A disponibilização de indicadores objetivos e rigorosos sobre o desempenho clínico hospitalar, utilizando como comparador os melhores resultados obtidos num conjunto de hospitais similares, é uma ferramenta fundamental para a gestão clínica. A IASIST não pretende com o TOP 5 apresentar publicamente um ranking de hospitais, mas apenas, e pela positiva, distinguir os que apresentam os melhores resultados.

Os hospitais estão agrupados em “clusters” definidos pela ACSS, havendo 5 níveis, de acordo com critérios em que a dimensão, variedade e complexidade da casuística têm particular preponderância. São considerados para a definição do ranking dos vencedores:dois indicadores principais: a qualidade e a eficiência que se traduzem, depois, em indicadores mais específicos.

A promoção e a distinção da qualidade e da eficiência dos hospitais é a finalidade central destes prémios.