Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
II Encontro do PRAPAS promove Alimentação Mediterrânica

No passado dia 20 de outubro, realizou-se, no auditório da Universidade de Évora, o II Encontro do Programa Regional de Promoção da Alimentação Saudável da Administração Regional de Saúde do Alentejo (PRAPAS), organizado em parceria com o Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), da Universidade de Évora. Este encontro, realizado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, teve como temática a “Alimentação Mediterrânica”.

Esta iniciativa pretendeu dar a conhecer um padrão de alimentação (aliado a um estilo de vida característico) que, em 2013, foi reconhecido, pela UNESCO, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em Portugal, Espanha, Grécia e outros países.

Os trabalhos tiveram início com a sessão de abertura, em que participaram a Diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, Professora Doutora Teresa Pinto-Correia, a Coordenadora do Programa Regional do Alentejo de Promoção da Alimentação Saudável da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Dr.ª Maria do Rosário Pires, a Diretora do Departamento de Saúde Pública e Planeamento - Administração Regional de Saúde do Alentejo, Dr.ª Filomena Araújo e a vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Dr.ª Paula Marques.

Temas como a História e características da dieta mediterrânica, agroecologia e o futuro da alimentação no Alentejo, o efeito dos lípidos na saúde, e a importância das leguminosas no âmbito de uma alimentação saudável, variada e equilibrada, foram proferidos por diversos palestrantes de reconhecido mérito nacional e internacional nas áreas da alimentação e agricultura.

Neste evento, houve tempo ainda para a apresentação de um projeto recentemente financiado pela Comissão Europeia, no programa Horizonte 2020 e liderado por uma equipa portuguesa do ICAAM, Universidade de Évora, o qual tem como objetivo avaliar o papel das pequenas empresas agro-alimentares, de produção, processamento e distribuição no sistema alimentar e, portanto, na segurança e soberania alimentar.

A temática da dieta mediterrânica foi seguida do princípio ao fim do evento, não sendo exceção o coffee-break, composto por alimentos saudáveis e tipicamente mediterrânicos, bem como a pausa que antecedeu o almoço, marcada por uma prova de vinhos.

O II encontro do PRAPAS, foi um sucesso, contando com a participação de cerca de 100 pessoas, de entre os quais profissionais da área da saúde, docentes e investigadores, bem como alunos. A participação destes últimos, mais precisamente de alunos do curso de restauração da Escola Profissional EPRAL, foi destacada pelo Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Dr. José Robalo, que encerrou os trabalhos.