INEM - Reforço outono-inverno

Plano de Resposta Sazonal com mais 37 meios de emergência médica

No âmbito da preparação da Resposta Sazonal em Saúde, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desenvolveu um plano de reforço do dispositivo de meios de emergência que se traduz no acréscimo de 37 meios, que vai operar inicialmente entre os dias 1 e 31 de dezembro.

Em comunicado, o INEM refere que será acompanhado, de forma permanente, o número de ocorrências e acionamentos, para que sejam identificadas necessidades de reajustamento em função da procura e da resposta operacional, sendo possível, deste modo, dimensionar adequadamente o reforço do dispositivo para o período de janeiro e abril de 2023.

Assim, e na região Norte, os concelhos de Braga, Santa Maria da Feira, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Vila do Conde foram reforçados com 13 ambulâncias de socorro operadas pelos Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). Os Bombeiros Voluntários (BV) Portuenses operacionalizam, ainda, um motociclo de socorro no concelho do Porto.

Na região Centro, o concelho de Viseu foi reforçado com uma ambulância de socorro operada pelos BV de Viseu.

A Sul, os distritos de Setúbal, Lisboa e Santarém contam com um acréscimo de 18 ambulâncias de socorro nos concelhos do Montijo, Barreiro, Palmela, Santiago do Cacém, Sesimbra, Loures, Oeiras, Sintra, Santarém e Benavente. Os BV Cacilhas asseguram, ainda, o funcionamento de um motociclo de socorro no concelho de Almada.

O INEM refere-se também que, no concelho de Lisboa, existe um Dispositivo Integrado Permanente de Emergência Pré-Hospitalar que, desde setembro de 2022, além das habituais seis ambulâncias de socorro ao serviço da população, conta com um acréscimo de seis ambulâncias.

A região algarvia tem ao dispor três Ambulâncias de Socorro adicionais para reforçar os concelhos de Lagos e Albufeira, operadas pelos BV Lagos e CVP Silves/Albufeira.

No comunicado, o INEM recorda que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser utilizados apenas em situações onde exista perigo de vida iminente.

Em todas as situações não emergentes, o cidadão deve entrar em contacto com o SNS 24, através do número 808 24 24 24, para referenciação e aconselhamento adequados.

Para saber mais, consulte:

INEM – https://www.inem.pt/