Inauguração das obras de Requalificação do Serviço de Urgência do Hospital de Portalegre

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, presidiu, no dia 7 de Julho, à cerimónia de inauguração das obras de Requalificação do Serviço de Urgência do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre. Esta intervenção melhorou significativamente a acessibilidade e as condições de prestação de cuidados de saúde aos utentes do SNS no Norte Alentejano.

Usando da palavra, a presidente da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Dorinda Calha, afirmou que “a área de Urgência constitui um importante componente da assistência à saúde e a qualidade do atendimento no Serviço de Urgência é um elemento crítico da satisfação global dos utentes A realidade que se verificava nos nossos Serviços de Urgência, embora não pondo em causa a resposta necessária nas diferentes valências nem a qualidade dos cuidados prestados, carecia de uma intervenção que melhorasse as condições existentes e colmatasse as deficiências identificadas”.

Mais à frente, na sua intervenção, Dorinda Calha recordou que o “Sr. Ministro, ciente dos problemas existentes e da necessidade de uma reestruturação do serviço, contribuiu decididamente para a reversão desse quadro desfavorável, autorizando uma intervenção cujo custo se cifrou em 263.661,18 euros (acrescidos de IVA)”.

Sublinhando o apoio e empenho da Administração Regional de Saúde do Alentejo, referiu ainda a “decisiva contribuição de todos os profissionais desta casa que, com competência ultrapassaram constrangimentos, encontraram soluções e criaram as condições necessárias para que seta obra se efectuasse sem interrupções dos cuidados de saúde”.

Por seu turno, o ministro da Saúde, partilhou da alegria de ver concretizado o compromisso assumido em Dezembro de 2013 de requalificar o Serviço de Urgência do Hospital Dr. José Maria Grande, que vem melhorar a acessibilidade, a qualidade do atendimento e o conforto dos utentes do SNS. “As Urgências tornam-se mais humanizadas”, referiu.

De seguida, o ministro da Saúde fez questão de visitar neste Hospital as obras iniciadas de Remodelação do Serviço de Internamento de Cirurgia, num investimento de 1 milhão e 240 mil euros.

Posteriormente, na sala de conferências do Hospital Dr. José Maria Grande, Paulo Macedo foi orador na Conference cal/Meeting com médicos em formação da especialidade na região do Alentejo.