Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Intervenção do CRI do Alentejo Central na receção ao caloiro

Decorreu, no passado dia 2 de novembro, na edição de 2019 da Receção ao Caloiro, a 12° intervenção em redução de riscos em contexto de diversão noturna.
Durante este período de tempo, a equipa do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, responsável pelas ações, apoiada pelos seus parceiros e jovens voluntários, tem assegurado intervenções preventivas que vêm capacitando os jovens na tomada de decisões mais esclarecidas e responsáveis.
Usando abordagens lúdico pedagógicas, distribuição de material informativo, prestação de informações, encaminhamentos, leitura de níveis de alcoolémia entre outros, é possível captar a atenção e o envolvimento dos jovens para a adoção de comportamento mais saudáveis.
Os contextos de diversão noturna possuem um potencial de intervenção preventiva que não é possível descurar. Nestes, os ambientes académicos merecem particular destaque.
Considerando a relação protocolada com a Universidade de Évora, a Associação Académica e outros parceiros da comunidade, foi possível criar um contexto estruturante muito favorável ao sucesso destas ações.
Volvidos 12 anos, continuam a surgir novos desafios que convém pontuar. A feminização dos consumos a precocidade no consumo de álcool por parte dos mais jovens e as questões da cannabis, revelam que muito ainda há que fazer e que a colaboração e participação da comunidade é objetivo que urge perseguir.