Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Boletim de Vacinas eletrónico no Centro de Saúde de Sines

O projeto-piloto do novo sistema centralizado de Vacinas foi implementado na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano. Ana Correia, enfermeira chefe da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, em Sines, faz um balanço bastante positivo dos benefícios que a nova aplicação veio trazer no controlo da vacinação.

A enfermeira chefe da UCSP considera que as campanhas de promoção da Vacinação têm tido um papel essencial na sensibilização da população na adesão à vacinação.
No entanto, considera importante que estas campanhas ocorram com uma maior frequência, em simultâneo com as intervenções desenvolvidas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), junto de escolas e da comunidade.

As intervenções de enfermagem neste âmbito requerem o domínio de uma grande diversidade de competências técnicas e humanas que abrangem, não só a prestação de cuidados diretos aos utentes, mas também a gestão e manutenção da qualidade dos produtos vacinais e equipamentos e a monitorização contínua da eficácia e eficiência dos serviços, através da vigilância epidemiológica das taxas de cobertura vacinal nas populações.
A intervenção na promoção da saúde significa reforçar a ação comunitária, desenvolver competências pessoais e reorientar os serviços de saúde. O enfermeiro deve adotar estratégias quer técnicas quer comunicacionais, motivando as famílias e aproveitando todas as oportunidades para vacinar as pessoas suscetíveis, o que se traduz em mais-valias na eficiência do cumprimento das taxas de cobertura vacinais. O rigor e empenho dos profissionais no âmbito de vacinação é indispensável para manter a confiança dos utentes e promover a adesão à vacinação. A colaboração dos utentes, nomeadamente dos pais e cuidadores, é fundamental para o cumprimento do Programa Nacional de Vacinação (PNV), devendo ser-lhes provida toda a informação, disponibilidade e acessibilidade.

Na opinião de Ana Correia, a população em geral apresenta níveis de literacia desadequados em saúde, com implicações significativas nos resultados, que se expressam através da menor utilização dos serviços de saúde no que se refere a cuidados preventivos.

O Programa Nacional de Saúde Escolar é um dos recursos do SNS que pode contribuir para a melhoria da literacia em saúde, através do desenvolvimento de competências na comunidade educativa.
É fundamental investir em projetos de promoção de saúde em meio escolar, através da gestão adequada dos determinantes das doenças e na melhoria do acesso à informação sobre saúde. Neste contexto, os enfermeiros têm um papel preponderante na efetividade deste programa.
Também a Área do Cidadão do Portal SNS é uma mais-valia na comunicação com os cidadãos, pois disponibiliza um conjunto de funcionalidades e serviços úteis que visam aproximar o SNS dos cidadãos. Todo o cidadão pode aceder à Área do Cidadão do Portal SNS, através do link  [http://www.sns.gov.%20pt/]www.sns.gov.pt e efetuar o seu registo.
Este acesso permite-lhe visualizar toda a informação inerente aos seus dados pessoais, episódios de saúde, consultar o registo de vacinação no eBoletim de Vacinas, efetuar marcação de consultas, contactar os serviços de saúde, entre outros.
Tem ainda uma particularidade, que se considera muito interessante, que é a existência da uma Biblioteca de Literacia em Saúde, onde se pode aceder a toda a informação sobre saúde, de acordo com o ciclo de vida, promovendo assim uma maior autonomia nos processos de saúde das pessoas. Quando esta ferramenta estiver operacional na sua plenitude será certamente uma  mais-valia para o cidadão, no entanto, irá sempre existir uma “franja” de pessoas que não tem conhecimentos, nem acessibilidade a estas aplicações.

O início efetivo do projeto-piloto do novo sistema centralizado de Vacinas ocorreu em abril de 2016 no Centro de Saúde de Sines, e teve como objetivo a substituição do registo de vacinas na aplicação SINUS, tornando a aplicação centralizada.
Foi desenvolvida uma fase de pré-implementação com a preparação e disponibilização da formação aos profissionais de saúde, por parte da SPMS. A implementação do projeto foi ainda facilitada pela disponibilização de Manuais de Utilização do VACINAS, que ajudaram na interpretação das funcionalidades deste novo sistema de informação.