Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Jornada Infeção VIH-SIDA – Olhares sobre a Epidemia
​No passado dia 28 de novembro, teve lugar na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, da Universidade de Évora, uma Jornada alusiva ao tema “Infeção VIH/SIDA – Olhares sobre a Epidemia”.
 
Esta jornada, promovida em parceria pela Administração Regional de Saúde do Alentejo I.P. e a Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, surge no âmbito de um projeto de prevenção comum entre as instituições – “Projeto Conhecer & Prevenir o VIH na UÉ” – e igualmente no intuito de sinalizar o Dia Mundial da SIDA na Região Alentejo, 30 anos após o diagnóstico dos primeiros casos de infeção por VIH em Portugal.
O Presidente da ARSA IP, Dr. José Robalo, esteve presente no encontro tendo efetuado uma intervenção na mesa de abertura. Pretendeu-se com a organização deste encontro promover o debate e troca de experiências entre os profissionais da região que trabalham nesta área prioritária.
Ao longo do dia, as várias dezenas de participantes - profissionais de saúde, alunos de enfermagem, entre outros – puderam assistir a um conjunto de comunicações efetuadas por profissionais afetos à área da infeção VIH/SIDA, quer na região, nomeadamente com médicos das consultas hospitalares e outros membros das equipas, quer também a nível nacional, nomeadamente com a participação da Direção Nacional do Programa para a Infeção VIH/SIDA.
 
Ao longo das três décadas da epidemia VIH/SIDA registou-se uma evolução das suas características, contudo, a infeção por VIH continua a representar um desafio importante para a Saúde Pública em Portugal. O aumento do número de novos diagnósticos de infeção por VIH em jovens do sexo masculino que têm sexo com homens e a elevada percentagem de diagnósticos tardios, particularmente em heterossexuais de meia-idade, são tendências recentes em Portugal.