Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Lançamento do Livro “40 anos do SNS” da autoria de Maria Elisa Domingues

Dia 7 de novembro, pelas 17 horas, na sala dos docentes da Universidade de Évora, foi feita a apresentação do livro «40 anos do SNS», da autoria de Maria Elisa Domingues, com a participação de Manuel Lopes e de Teresa Alves Reis.

Realça-se a referência à Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI 24) de Évora, que depende do ACES Alentejo Central, a qual foi parte integrante do livro.
Este novo recurso, segundo a autora é “talvez a maior inovação da Reforma” dos Cuidados de Saúde Primários.

A jornalista Maria Elisa Domingues acompanhou a equipa da ECCI24 durante um dia de trabalho, nas suas deslocações ao domicílio, das pessoas e famílias em situação de maior fragilidade.
A jornalista relata no livro de forma direta e pela voz da Enfermeira Ana Carla Coelho, coordenadora da Equipa, o dia de trabalho, a forma como a equipa multidisciplinar se organiza e prepara antes de cada visita, bem como todo o processo que estas visitas implicam nas diferentes áreas de atuação.

Ouviu também os utentes e seus familiares que falam do quão importante é no seu processo de recuperação de doença manterem-se na sua casa e também na importância crucial no papel que a equipa tem no ensino aos cuidadores.

A sessão de lançamento na Universidade de Évora foi muito participada quer por profissionais de saúde quer por cuidadores informais, que prontamente acederam ao convite para estarem presentes nesta sessão.