Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Missão Sorriso atribui prémio de 20 mil euros a projeto comunitário da ULSLA

ULSLA, 10 de fevereiro de 2015 – A 12.ª edição da Missão Sorriso, promovida pela cadeia de hipermercados Continente, voltou a atribuir o prémio de 20 mil euros à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA, E.P.E.), com o projeto comunitário “Voluntariado de Proximidade”. A cerimónia de entrega dos prémios foi dia 10 de fevereiro, no Porto.

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Santiago do Cacém, da ULSLA, recebe, pela segunda vez consecutiva, um prémio no valor de 20 mil euros, para apoio à realização do projeto comunitário “Voluntariado de Proximidade”.

Iniciado em fevereiro de 2012, o projeto nasceu da vontade de melhorar a qualidade de vida de uma população cada vez mais envelhecida, dependente e isolada, social e geograficamente. Desde então, o grupo de 12 voluntários afetos ao projeto, faz o acompanhamento a nove utentes das áreas de Vila Nova de Santo André e Deixa-oResto, não tendo sido possível, até à data, alargar a sua intervenção ao restante concelho, dada a dispersão geográfica e as dificuldades de deslocação da equipa.

“Uma a duas vezes por semana, os voluntários deslocam-se ao domicílio destes utentes para fazerem companhia, lerem revistas e artigos de jornais, dinamizarem atividades lúdicas, como passeios, jogos ou pinturas. Também apoiam na realização de pequenas compras, pagamentos ou marcação de consultas, assim como nos cuidados pessoais (unhas, cabelo, barba)”, afirma a assistente técnica da UCC de Santiago do Cacém e mentora deste projeto, Conceição Fragoso. “Em situação de ausência ou inexistência de família, estes voluntários participam na celebração de datas festivas, tais como os aniversários e o Natal, e fazem ainda pequenos serviços de manutenção e reparação”, sublinha.

Nas instalações de saúde, a intervenção da equipa de voluntariado estende-se à oferta de uma pequena merenda aos utentes a meio da manhã, ao acompanhamento do utente e/ou família nos circuitos internos, à angariação de revistas e jornais para colocar nas salas de espera, e à dinamização de ações de sensibilização em dias comemorativos da saúde. “Com a atribuição deste prémio, podemos alargar a área de intervenção do projeto a todo o concelho de Santiago do Cacém, maioritariamente caracterizado por uma população rural, com forte isolamento geográfico e cada vez mais idosa e dependente”, sublinha a Coordenadora da UCC de Santiago do Cacém, Judite Henriques.
Recorde-se que em 2014 a Missão Sorriso já tinha atribuído à UCC de Santiago do Cacém um prémio de igual valor pelo projeto comunitário “Reabilitação do Utente Dependente”.
A Missão Sorriso, que este ano recebeu 360 candidaturas, vai apresentar as instituições premiadas, numa cerimónia que terá lugar hoje, às 10h15, na Aula Magna, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.