Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Plano de Vacinação contra a Covid-19 - Já foram administradas mais de 868 mil vacinas em Portugal
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou dia 1 de março, na conferência de imprensa de atualização de informação relativa ao Plano de Vacinação contra a Covid-19, que ao dia 28 de fervereiro tínhamos 868.951 vacinas administradas, das quais 603.585 são primeira dose e 265.366 de segunda dose.

 
“Dois meses após o início do processo de vacinação, o país encontra-se acima da média da União Europeia (UE) com 8,45 doses administradas por 100 habitantes, sabemos que a média da UE é de 7,35”.

 
“Mas uma vez mais, gostaria de reiterar que não estamos perante um ranking de países”, afirmou o governante, sublinhando que “estamos todos a fazer o nosso caminho com um objetivo comum: proteger as vidas dos nossos concidadãos”.

 
Na ocasião, António Lacerda Sales, acompanhado da Diretora-Geral da Saúde Graça Freitas, e o Vice-Almirante Gouveia e Melo, Coordenador da Task Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19, deu nota de que foi hoje mesmo atualizada a norma 21/2020 da DGS relativa à vacina da Pfizer, alargando de 21 para 28 dias o intervalo entre a toma da primeira e da segunda dose.

 
“Trata-se de uma decisão com amplo consenso técnico da Direção Geral da Saúde e do Infarmed e que vai permitir a vacinação de mais de 100 mil pessoas até ao fim de março”, acrescentou.

 
Neste momento, cerca de 35% da população com 80 ou mais anos residente em Portugal continental, já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e cerca de 9% já está imunizada com as duas doses de vacina. Ainda segundo Lacerda Sales, no que toca a profissionais de saúde, 70% já receberam pelo menos uma dose da vacina.​