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Programa de Telessaúde do Alentejo obtém certificação de qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telessaúde do Alentejo, implementado pela Administração Regional de Saúde do Alentejo, na prestação de serviços de telessaúde nas áreas de teleconsultas e teleformação cumpre os requisitos da norma ISO 9001:2015, tendo obtido a certificação pela empresa EIC.


O Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telessaúde do Alentejo foi implementado em 2012, por determinação do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, IP e tem como objetivos obter ganhos em saúde na população; garantir a humanização dos cuidados e os direitos dos utentes; melhorar o acesso e a adequação da oferta de serviços; promover os processos de telessaúde de modo a garantir a qualidade final dos serviços prestados; valorizar o capital humano, assegurando a formação contínua dos seus profissionais e promovendo a respetiva satisfação, entre outros.


Este Sistema foi certificado de 2014 a 2017 para as áreas de teleconsultas e teleformação, em conformidade com a Norma NP EN ISO 9001:2008.
Com a atualização da norma NP EN ISO 9001:2015, também o Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telessaúde do Alentejo, necessitou de ser adaptado, tendo-se ajustado a respetiva documentação e procedimentos que lhe servem de suporte.


Assim, no primeiro trimestre de 2018 decorreram duas auditorias externas, realizadas pela empresa EIC, a primeira de análise documental e uma outra de verificação física, das quais resultaram 9 oportunidades de melhoria, aceites na sua maioria.


Este trabalho culminou no passado dia 12 de abril, com a obtenção da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telessaúde do Alentejo, para as áreas de prestação de serviços de teleconsulta aos utentes abrangidos pela região de saúde do Alentejo e promoção de sessões de teleformação para os profissionais de saúde em conformidade com as competências da ARS Alentejo, até abril de 2021, concedido pela EIC, cumprindo assim o estipulado na norma ISO 9001:2015.