Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto Cantinho do Cuidador recebeu a distinção de Iniciativa ES +
O Projeto Cantinho do Cuidador visa satisfazer as necessidades de apoio, encaminhamento e formação dos Cuidadores Informais do concelho de Évora, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central foi reconhecido como uma Iniciativa ES+  (“Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social”) pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES).
O Mapa para a Inovação e Empreendedorismo Social identifica iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no Norte, Centro e Alentejo e é promovido pelo IES-Social Business School e pelo IPAV.
O Cantinho do Cuidador é um projeto de apoio a cuidadores e familiares de pessoas com doença crónica e/ou incapacitante.
Presta um serviço de qualidade que vai ao encontro das necessidades dos cuidadores informais do concelho de Évora. O cantinho do cuidador surgiu face à constatação, no terreno, de que o cuidador informal, devido ao seu desgaste físico, psicológico e emocional merece ser cuidado, apoiado, valorizado e acarinhado.
 
Tem como objetivos:
- Promover estratégias de adaptação ao papel de cuidador informal de idosos e dependentes do Concelho de Évora
- Promover a adesão ao projeto por parte dos cuidadores informais
- Proporcionar atendimento individualizado e suporte social
- Fornecer suporte informativo e partilha de experiencias
- Avaliar o impacto físico, emocional e social do papel de cuidador informal
 
O Cantinho é uma iniciativa da responsabilidade da Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora (UCC), através da sua Equipa Domiciliaria de Cuidados Continuados (ECCI) que promove um atendimento individual, com apoio Psicológico, social, Médico/Enfermagem e sessões temáticas de suporte e informação.
 
São parceiros deste Cantinho do Cuidador a Cáritas Diocesana de Évora, a Fundação Eugénio Almeida (com os seus núcleos de voluntariado de proximidade) e o grupo de comunicação Diário do Sul.
Até final de 2014 foram realizadas 44 sessões abertas com a participação de 983 pessoas, foram apoiados 140 cuidadores informais individualmente.
Com todos os cuidadores, parceiros e agentes da comunidade que apoiam esta iniciativa partilhamos este reconhecimento, que estamos certos contribuirá para a continuação e melhoria do trabalho até aqui desenvolvido.
 
Esta distinção foi recebido pela Diretora Executiva do ACEs, Dr.ª Teresa Caldas d'Almeida e por toda a equipa do projeto, no dia 21 de janeiro na Fundação Calouste Gulbenkian.
Cantinho do cuidador- Unidade  de Cuidados à Comunidade de Évora - ACES Alentejo Central
Rua ferragial poço novo - Évora                                        
Tel: 266760010 ou 969352761  
ucc.evora@alentejocentral.min-saude.pt