Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto Lancheira Sorriso em Movimento reconhecido como Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social
No dia 20 de Janeiro, decorreu em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, a Conferência Internacional “Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal” , onde foi feito o reconhecimento formal das iniciativas ES+ (Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social), no âmbito do projeto MIES.
O MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, é um projeto de investigação, que tem como objetivo mapear iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no Norte, Alentejo e Centro do País utilizando como base a metodologia ES+.
O projeto é desenvolvido pelo IES – Social Business School e pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira e apenas possível com o envolvimento e financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação EDP e do Programa Operacional de Competitividade – Compete. O projeto tem como parceiros nacionais o IAPMEI – Agencia para a Competitividade e Inovação, I.P. e a RHmais, e parceiros internacionais a SIX – Social Innovation Exchange, e o Euclid Network.                  
 
O projeto “Lancheira Sorriso em Movimento”, implementado na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, em 2012, foi selecionado como ES+ num percurso que se iniciou com a análise de 4205 iniciativas com potencial de inovação e empreendedorismo social.
Concluído o processo de análise aprofundada de cerca de 444 iniciativas por parte do Conselho Académico e Científico, constituído por cinco especialistas académicos com experiência internacional, de inovação e empreendedorismo social, 134 reuniram a unanimidade do Conselho Académico e Científico.
 
O resultado quantitativo deste processo é o mapeamento, reconhecimento e divulgação destas boas práticas, com elevado potencial de transformação social e ambiental em Portugal.
 
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, esteve representada pela Sra. Presidente do Conselho de Administração, Dra. Margarida da Silveira, Sra. Dra. Felicidade Ortega, Sr. Enfº Jorge Rosário, Sra. Enfª Lina Dias e Sra. Dra. Lúcia Costa.
 
 
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, manifesta a sua satisfação pelo  reconhecimento público deste trabalho que muito orgulha a equipa interveniente proporcionando a visibilidade do mesmo além fronteiras.
 
 
Mais acerca do Projeto LANCHEIRA SORRISO EM MOVIMENTO
Premiado na 9ª edição (2011) da Missão Sorriso – Continente, a Lancheira Sorriso em Movimento decorre de setembro de 2012 a junho de 2016.
Este projeto surge como resultado dos conhecimentos provenientes de diagnósticos, programas e projetos desenvolvidos com a população do Baixo Alentejo, que apelam à necessidade de intervenção ao nível da promoção e proteção da saúde.
O objetivo é contribuir para a promoção da literacia em saúde nos domínios alimentar, nutricional e prática de atividade física, capacitando alunos do 1º ciclo da área de abrangência da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo EPE, para escolhas saudáveis.
A aquisição de hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física regular tem inúmeros benefícios para a saúde em geral e está descrita como uma das estratégias de prevenção primária de diversas condições crónicas, como sejam a diabetes, doença cardiovascular, doença oncológica e até dor crónica, com efetividade demonstrada. Deste modo, torna-se fulcral promover nas crianças em idade escolar hábitos de vida saudável que se mantenham ao longo da sua vida.