Projeto da Neonatologia do Hospital de Évora vence prémio da Missão Sorriso 2014

Gestos que Mudam Pequenos Mundos | A Unidade de neonatologia vence prémio da Missão Sorriso 2014

A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E venceu um dos prémios da Missão Sorriso 2014, do Continente.

Desta forma a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital do Espírito Santo de Évora pretende alcançar a certificação da Federação Internacional do Programa Newborn Individualized Developmental Care and Assessment Program  (NIDCAP) e, desta forma, melhorar e prestar serviços de maior qualidade aos nossos pequenos guerreiros e suas famílias.

No interesse cada vez maior em compreender o bebé prematuro e avaliar a adequação dos procedimentos de cuidado é imperativo que os cuidados ao prematuro sejam pensados e empregados de forma individualizada. Neste sentido, o Newborn Individualized Developmental Care and Assessment Program - NIDCAP, é um programa que pressupõe o cuidado individualizado do recém-nascido prematuro e a sua família, sendo esse cuidado voltado para o desenvolvimento e ajustado às necessidades do prematuro.

Os cuidados centrados na família e voltados para o desenvolvimento são uma filosofia de cuidados onde se pretende que o sentido de pertença seja devolvido aos pais prematuros, permitindo-lhes serem peritos nos cuidados do seu filho. O prematuro assume um papel activo, sendo parte integrante dos cuidados, nos quais o enfermeiro interpreta os seus sinais e orienta todos os cuidados, para que esta relação decorra com êxito. Não se trata de uma meta a atingir, mas sim um percurso que se pode considerar tumultuoso, no qual o prematuro tem a delicada tarefa de completar a trajectória de desenvolvimento que iniciou no útero.

O Hospital do Espírito Santo E.P.E. foi considerado Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado em 2001, assegurando a prestação de cuidados intensivos, sendo a Unidade de referência de toda a Região Alentejo e recebendo recém-nascidos doutros distritos fora do Alentejo. Esta Unidade tem como missão a prestação de cuidados diferenciados ao recém-nascido (RN) no período Neonatal com Qualidade, Segurança e Humanização, não descurando dos seguintes valores: Direito à vida, Individualidade do ser humano, Dignidade, Privacidade, Saúde e Identidade.

O Hospital de Évora esteve representado pela Unidade de Neonatologia na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no Centro Hospitalar de São João do Porto, no dia 10 de Fevereiro.

Felicita-se toda a Equipa da Unidade de Neonatologia pela iniciativa, empenho e determinação na conquista deste prémio que muito honra o Hospital do Espírito Santo de Évora.