Projeto-piloto de atualização de dados de utentes arranca na ULSLA
O Registo Nacional de Utentes (RNU) é a base de dados de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), responsável por manter atualizado um conjunto de informações que permitem identificar o cidadão, constituindo assim uma ferramenta fundamental da Saúde em Portugal.

Além dos Cuidados de Saúde Primários, nos hospitais é igualmente fundamental que os dados utilizados na identificação do utente sejam fidedignos. Atendendo a esta necessidade arrancou, no passado dia 12 de setembro, um projeto-piloto na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), que visa a atualização dos dados no sistema local (SONHO – Sistema Integrado de Informação Hospitalar).

Esta atualização assegura que os dados do utente no hospital correspondam sempre aos dados registados a nível nacional, sendo feita de forma automática, através de uma pesquisa dos dados no RNU, por intermédio do middleware local da SPMS – LIGHt (Local Interoperability Gateway for Healthcare).

Ao manter esta informação local do utente atualizada, e em conformidade com os dados constantes no RNU, consegue-se que o processo de ADT (Admission, Discharge and Tranfer) seja responsável pela propagação da informação e atualização dos restantes sistemas hospitalares. Assim, é possível a identificação dos utentes de forma unívoca, segura e coerente em todos os sistemas de informação da saúde que necessitam dessa informação.

O RNU garante, desta forma, maior qualidade da informação, aumentando a eficiência das comunicações entre o SNS e o utente, assegurando que as obrigações legais sobre direitos e benefícios dos cidadãos, integrados no SNS, sejam cumpridas com eficácia.

Depois deste piloto, a SPMS prevê expandir o projeto a todas as instituições hospitalares do SNS, dando cumprimento ao Regulamento do RNU, definido na Circular Normativa Conjunta n.º12/2017/ACSS/SPMS​.