Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto-piloto de Saúde Oral é lançado no Centro de Saúde de Portel

Foi no passado dia 21 de março que teve lugar no Centro de Saúde de Portel, a cerimónia de lançamento do projeto-piloto de integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Prof. Doutor Fernando Araújo.

 Este projeto-piloto vai chegar, numa primeira fase, a dois centros de saúde do Alentejo, de Portel e de Montemor-o-Novo, e a 11 da região de Lisboa, que passam a contar com médicos-dentistas e assistentes de medicina dentária que prestarão serviços a utentes referenciados pelos médicos de família.

 Segundo o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde a escolha destas unidades prende-se com o facto de já possuírem condições físicas próprias para este fim, pudendo assim este projeto-piloto ser iniciado mais rapidamente e também pelo facto de serem locais onde a população tem menos oferta de cuidados de saúde oral.
 Torna-se necessário que os utentes confiem no SNS, nos médicos e na equipa de família, pois poderão assim encontrar vários tipos de resposta e com qualidade ao nível dos cuidados de saúde primários.

 O presidente da ARS Alentejo, Dr. José Robalo, explicou que, nesta área da saúde oral vão ser privilegiadas pessoas que já têm outras patologias e que necessitam mesmo de cuidados de uma forma mais rápida, como por exemplo um doente diabético, que, nestes centros de Saúde, irá ter acesso a todo o tratamento dentário, pois tanto para Portel como para Montemor-o-Novo, vão ser encaminhados doentes de unidades de cuidados primários de concelhos vizinhos.