Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética do HESE integra grupo de trabalho nacional
O Conselho de Ministros criou, em junho de 2017,  um Grupo de Trabalho Interministerial para a elaboração de uma estratégia integrada para a promoção da alimentação saudável, que visa garantir o fornecimento de uma alimentação nutricionalmente adequada, contribuindo para a qualidade dos cuidados de saúde prestados nas entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
 
Graça Raimundo, nutricionista e responsável pelo serviço de Nutrição e Dietética do HESE,EPE, que acumula atualmente o cargo de vice-presidente da Direção da Ordem dos Nutricionistas, foi convidada pelos seus conhecimentos técnicos e científicos, pela sua dedicação e experiência profissional, a integrar o Grupo de Trabalho, que tem como objetivo assegurar uma alimentação equilibrada no SNS. Este grupo de trabalho deverá apresentar ao fim de 180 dias uma estratégia de uniformização das dietas hospitalares de forma a garantir o fornecimento de refeições nutricionalmente mais adequadas, e assim assegurar a qualidade dos cuidados de saúde prestados ao Cidadão!

“A evidência atual mostra que a nutrição está associada às grandes causas de morbilidade e de mortalidade, nomeadamente às doenças cardiovasculares, à diabetes, à obesidade, entre outras. Por outro lado, a prevalência da desnutrição e as suas consequências, segundo a European Nutrition for Health Alliance, afetam 60% da população nos lares de idosos, 40% dos utentes hospitalizados, cerca de 5% da população em geral. Esta situação representa um problema de saúde pública e um custo económico, de cerca de 171 biliões de euros (evitáveis !!!), tendo ainda impacto na recuperação da doença, aumentando a morbilidade e a mortalidade. Desta forma, torna-se necessária a uniformização dos procedimentos nutricionais, os quais são fundamentais para a melhoria do serviço prestado ao Cidadão e é a razão pela qual aceitei este desafio”, afirma Graça Raimundo.

O XXI Governo Constitucional, no seu programa para a saúde, estabelece como prioridade, promover a saúde através de uma nova ambição para a Saúde Pública, defendendo que a obtenção de ganhos em saúde resulta da intervenção nos vários determinantes de forma sistémica, sistemática e integrada, e salientando como fundamental a política de promoção de uma alimentação saudável. Também a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde e da governação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), constituem-se como prioridades.