Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Serviço de Pediatria participa no exercício nacional - A terra treme

Às 10h13 do dia 13 de outubro de 2016, o Serviço de Pediatria colaborou no exercício nacional “A terra treme”, a convite do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho do Hospital do espírito Santo de Évora, E.P.E., promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). É um exercício que se realiza pela quarta vez em Portugal e é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.

Este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e no trabalho mantido junto do Ministério da Educação, no contexto da Educação para o Risco, destacando-se na campanha deste ano, a atenção para com o público mais infantil, com o objetivo de incentivar o conhecimento e a participação das crianças e jovens.
Os participantes, Profissionais e Utentes, cumpriram os 3 gestos, no minuto definido para o exercício:

1. BAIXAR: sentar ou ajoelhar no chão.

2. PROTEGER: Colocar-se debaixo de uma mesa ou outra peça de mobília resistente . Ajoelhar-se e dobrar a tua cabeça junto dos joelhos. Segurar a perna da mesa como se se abraçasse a ela e cobrir os olhos com a outra mão.

3. AGUARDAR: Permanecer no local até que a agitação pare. Contar em voz alta até 50 (terremotos raramente duram mais do que 60 segundos e contar ajuda a acalmar).

Desta forma, foi possível treinar os profissionais para momentos de catástrofe e alertar os mais pequenos e respetivos pais sobre as medidas a adotar nestas situações.

De acordo com o Diretor de Serviço, Helder Gonçalves, “esta iniciativa é muito importante porque permite uma maior consciencialização das medidas a adoptar em situações de catástrofe e, consequentemente, ficamos melhor preparados para a nosso proteção e dos utentes”.