Setembro Amarelo em Portalegre

A Associação Realmente, Associação de Profissionais de Saúde Mental de Portalegre, está mais uma vez a organizar conjuntamente com Associações congéneres de Évora e Beja, uma ação de sensibilização sobre a Prevenção do Suicídio.

A ação decorrerá de setembro a 10 de outubro deste ano, integrada no movimento "Setembro Amarelo – Mês Internacional da Prevenção do Suícidio", sendo que o dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e o dia 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental.
Este movimento tem-se difundido por todo o mundo.

A cerimónia de abertura deste programa teve lugar no dia 10 de setembro, na Câmara Municipal de Portalegre, onde estiveram presentes a Presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, José Robalo, a Diretora Clinica da ULSNA, Vera Escoto e outros membros do Conselho de Administração, nomeadamente, Ana Amélia Seia da Silva, em representação do Presidente do Conselho de Administração, João Moura dos Reis, o Enfermeiro Diretor Artur Lopes e ainda a Intendente da PSP local, bem como vários elementos da Associação Realmente.

Foi colocada uma faixa alusiva ao tema Prevenção do Suicídio na fachada do edifício da Câmara Municipal de Portalegre, tendo-se seguido uma caminhada da Câmara Municipal até à entrada do Hospital Dr. José Maria Grande, acompanhada pela Banda Filarmónica Euterpe, passando pelo centro da cidade, com distribuição de flyers e laços amarelos à população.

À chegada ao Hospital Dr. José Maria Grande foi também colocada uma faixa alusiva ao tema no muro exterior de entrada, seguindo-se na sala de Conferências, uma sessão subordinada ao tema Prevenção do Suicídio e dirigida a todos os profissionais da ULSNA EPE.
Foram ainda neste dia iluminados com a cor amarela, os edifícios das Câmaras Municipais e/ou outros edifícios municipais em Portalegre, Elvas, Ponte de Sôr e Sousel.

No dia 18 de setembro foi feita a projeção do filme Boyhood – Momentos de Uma Vida, que contou com a presença de cerca de 160 alunos do ensino secundário de Portalegre, escolas Mouzinho da Silveira e São Lourenço, após o que ocorreu um debate orientado por duas professoras e contando com a presença de 4 elementos da Associação Realmente.

Próximas inciativas do Setembro Amarelo

. Dia 25/09/2019
09:00h - projeção do filme Boyhood – Momentos de Uma Vida, no Cine-Teatro de Ponte de Sôr, tendo como público alvo a população escolar do ensino secundário, seguida de um debate.

. Dia 29/09/2019
16:30h - Chegada ao Jardim do Tarro/Portalegre da etapa final da marcha ciclista por etapas pedalar contra o suicídio, que liga Évora a Portalegre. Trata-se da 3ª e última etapa da ligação Santiago do Cacém a Beja, Beja a Évora e Évora a Portalegre, passando neste distrito por Sousel, Fronteira e Monforte; um grupo de ciclistas de Portalegre, Os Ases do Pedal, irá "receber" o grupo de ciclistas que vem de Évora em Sousel, onde será oferecido um lanche volante no Jardim desta vila pela Câmara local e daí partirão todos em direção a Portalegre; estima-se que este grupo incluirá também ciclistas de Monforte, Fronteira e Sousel.
No Jardim do Tarro/Portalegre, decorrerá um apontamento musical a cargo de músicos de Portalegre, onde se incluem membros da Realmente, enquanto decorre a "cerimónia" de entrega do "testemunho" alusivo ao evento vindo de Santiago do Cacém.
Segue-se um lanche volante no espaço interior do Mercado oferecido pela Câmara local para todos os ciclistas.

. Dia 02/10/2019
09:00h - Projeção do filme Boyhood – Momentos de Uma Vida no auditório da Escola Secundária D. Sancho II em Elvas, tendo como público alvo a população escolar do ensino secundário, seguida de um debate.

. Dia 10/10/2019
09:00h - Ação de Formação, enquadrada no Departamento de Formação da ULSNA EPE, dirigida a todos os profissionais, na Sala de Conferências do Hospital Dr. José Maria Grande, alusivo ao tema Burnout, por Raquel Varela.

21:00h - Projeção do filme Gata em Telhado de Zinco Quente no pequeno auditório do CAEP, tendo como público alvo a população de Portalegre, seguida de um debate.

Apoios:
ULSNA EPE, Câmara Municipal de Portalegre, Elvas, Ponte de Sôr e Sousel, Águas Vitalis, Os Ases do Pedal, Pedro Amaro/músicos acompanhantes.