Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Stand da Saúde marcou presença na Feira de Grândola

Os profissionais da Unidade Cuidados na Comunidade Serra e Mar (UCC), com a colaboração da Unidade de Saúde Pública do Litoral Alentejo (USP) e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Grândola (UCSP), assim como o Serviço de Voluntariado em Saúde de Grândola (que mereceu uma referência especial pela Secretária de Estado do Turismo no momento da inauguração do certame), esclareceram questões e aplicaram testes de avaliação da diabetes aos visitantes da feira.


A  afluência ao stand foi bastante razoável, tendo sido realizados 116 questionários de avaliação de risco da diabetes à população residente, 41 a visitantes e 44 questionários para o diagnóstico de necessidades em saúde do Litoral Alentejano.


Dos questionários realizados à população residente, sublinhamos os seguintes resultados:

38 participantes com menos de 45 anos

26 entre os 45 e os 54 anos

31 entre os 55 e os 64 anos

e 21 com mais de 64 anos,

correspondendo a 49 homens e 67.

Relativamente ao nível de risco identificado, obtiveram-se os seguintes resultados:

37 Baixo, 38 Ligeiro, 20 Moderado, 18 alto e 3 Muito Alto

Para além do aconselhamento relativo a exercício físico e alimentação equilibrada, os participantes em situação de risco Moderado a Muito Alto, foram encaminhados para a UCSP.


Com mais uma presença neste evento as unidades de saúde da ULSLA contribuíram para a melhoria da literacia da população e, em simultâneo, enriqueceram o seu conhecimento sobre as necessidades e perceções da população o que lhes permitirá adaptar as suas  intervenções no sentido de uma resposta mais efetiva.