Terapeutas da Fala do Hospital do Espírito Santo de Évora assinalam Dia Europeu da Terapia da Fala
​6 de março,  Dia Europeu da Terapia da Fala
“Perturbações Adquiridas da Comunicação de origem Neurológica”

O Grupo de Terapeutas da Fala do HESE assinala este dia promovendo a divulgação desta profissão junto da comunidade hospitalar, centros de saúde e comunidade em geral, através de distribuição de folhetos e visualização de vídeos sobre a Terapia da Fala.

Este ano, o Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala da União Europeia (CPLOL) selecionou como tema: Perturbações Adquiridas da Comunicação de origem Neurológica. As Perturbações Adquiridas da Comunicação surgem durante ou após a normal aquisição das competências de linguagem e da fala.

As lesões do sistema nervoso central e periférico traduzem-se, na maioria das vezes, em sequelas na comunicação do indivíduo. As perturbações mais frequentes são a Afasia, Alexia, Agrafia, Disartria e a Apraxia do Discurso (ASHA, 1993).
As patologias neurológicas que mais frequentemente causam estas alterações são os Acidentes Vasculares Cerebrais, Traumatismos Crâneo-Encefálicos, Demências, Doenças Neurodegenerativas, entre outras.
A atuação do Terapeuta da Fala passa pela avaliação, caracterização e diagnóstico das perturbações da comunicação e pela intervenção terapêutica.  Na perspetiva das Terapeutas da Fala do HESE, que trabalham com estas patologias, que desenvolvem a sua atividade no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação e na Unidade de Convalescença, são vários e abrangentes  os objetivos:
 > Reabilitar competências alteradas
> Aumento da funcionalidade no dia-a-dia
> Habilitar as pessoas com alterações de comunicação, reduzir as limitações à atividade
> Ensinar parceiros de comunicação (familiares, amigos, técnicos de saúde)
> Adaptar o ambiente
> Informar a comunidade sobre estas patologias.